Uma lagoa lindíssima, muita tranquilidade, esportes e um cantinho pra lá de especial
De um lado o sol se pondo, logo acima de um pequeno morro forrado de pinheiros, tingindo o céu de tons vermelhos quase psicodélicos. O outro, a leste, a lua cheia majestosamente subindo sobre o mar, traçando uma linha prateada na superfície do horizonte em nossa direção. Na pequena ilhota do Batuta, a não mais do que 200 metros de distância, alguns bandos de aves chegando para passar a noite. Para ser sincero, as ondas nem precisavam estar grande coisa, mas ainda assim, pelo menos 2 a 3 pés bem servidos em um mar quase sem ninguém garantiram a alegria de um surfe memorável. Boas vindas melhores, impossível!
No final de agosto revisitamos a nossa tão querida Barra de Ibiraquera, em Santa Catarina, ao sul de Florianópolis. Para nós, que estivemos tantas vezes por lá, nos hospedar na charmosíssima Hospedaria Ponta da Piteira e descobrir um ângulo totalmente novo foi um grande presente. A Ponta de Piteira não recebeu etiquetas conceituadas, como estar na seleta lista do Condé Nast Johansen, à toa, o lugar é especial mesmo.
A chegada na Ponta da Piteira tem alguma coisa de história, um certo ambiente rural. Toda a estrutura da hospedaria e boa parte da decoração são frutos de um desmonte cuidadoso de casas de colonos italianos e alemães erguidas no século XIX na região de Missões, no Rio Grande do Sul.
Os enormes “tijolos de cantaria” são peças artesanais, esculpidos com cizéis um a um, possivelmente por escravos. O resultado de todo esse trabalho criativo de remontagem foi uma arquitetura artística e muito interessante.
A paisagem onipresente de qualquer canto que se olha é a Lagoa de Ibiraquera, seguindo tranquilamente a caminho da Barra.
Entre esparsos pescadores em canoas e centenas de pássaros, eventualmente pranchas de SUP e velas dividem a paz nesse santuário protegido de motores e algazarras. Em qualquer manhã de maré seca, ou quem sabe num belo fim de tarde, com água não mais do que acima dos joelhos, uma caminhada por entre os bancos de areia é programa imperdível. Uma trilhinha curta e agradável por dentro da pousada dá acesso à beira da lagoa. A pousada disponibiliza caiaques para os hóspedes que quiserem dar uma remada.
Quanto às suítes, é um cantinho mais aconchegante do que outro. São apenas 6 delas, cada uma com a sua particularidade, todas especiais.
Uma das das principais preocupações dos proprietários da Piteira, os simpatissíssimos Karen e Henri, foi justamente garantir a maior privacidade possível nas habitações. Você curte o seu espaço sem ter a sensação de um vizinho do teu lado; a vista é toda sua!
A gastronomia na Ponta da Piteira fica por conta do Bistrô da Piteira, hoje comandado pelos chefs André e Adriana.
O casal, ele com uma forte especialidade na cozinha do sudeste asiático (único chef brasileiro com a chancela do governo tailandês) e ela com inspirações clássicas da comida caseira, francesa e italiana, garante uma saborosíssima estadia na pousada.
O Bistrô funciona o dia todo e serve, desde o café da manhã (só para os hóspedes) até o jantar (é possível reservar uma mesa mesmo que não se esteja hospedado na Piteira).
Esse pedacinho mágico de Santa Catarina, a região norte de Imbituba (Barra de Ibiraquera e Rosa) e Garopaba, era, até ser redescoberta pela gauchada mais alternativa na década de 70 após a construção da BR 101, um lugar parado no tempo, esquecido, habitado apenas por pequenas comunidades vivendo da pesca e agricultura de subsistência. Mudou bastante…
::Serviço::
A hospedaria foi idealizada pela Karen e Henri há 9 anos. Sempre direcionada exclusivamente aos casais, a Ponta da Piteira, impressiona pelo aconchego, decoração rústico chic e privacidade.
Falando em decoração, a hosdeparia possui espalhados por seus ambientes e jardins curiosas estátuas. Do Obelix à Penelope da mitologia, as estatuetas enfeitam e encantam. Conversando com a Karen, descobrimos que a grande maioria delas foram criadas e produzida por sua mãe artista plástica.
Acomodações
Com apenas 6 grandes suítes, 2 categorias. As suítes contam com varanda, jacuzzi, cama super king, roupa de cama e banho de algodão egípcio, roupão, máscara de sono, amenities, closet, ar condicionado quente/frio, secador, chapinha, nespresso, frigobar, TV, DVD, Wifi e a incrível vista 180 graus da barra de ibiraquera.
As suítes premium ainda contam com saúna seca, chuveiro e cuba dupla e lareira.
Lazer
A piscina de borda infinita em dois níveis conta com uma raia, espreguiçadeiras e a famosa vista que nunca desgruda de nós.
Na trilha para lagoa, encontramos a quadra de beach tennis e os caiaques disponíveis para remar.
Bistrô da Piteira
No comando do Bistrô desde abril/15, 0 atencioso casal, André Camacho e Adriana França praticam por ali auntêntico sloow food. Os pratos são preparados calmamente para cada casal com horário marcado e regado a um bom papo pelos chefs. Resultado, pratos saboroso e feitos com muito carinho.
As bebidas vão de cerveja artesanal da região até uma cuidadosa curadoria de alguns rótulos de vinhos que harmonizam muito bem com o cardápio.
O menu é bem elaborado e vai do hamburguer gourmet à pratos asiáticos, tudo com ótima apresentação e fantástico sabor.
Durante nossa estada na Piteira, o casal nos apresentou a moqueca de peixe com bobo de camarão e abóbora caramelizada, risoto de camarão e roquefort, salada, Pad Thai (macarrão thailandês, com legumes e camarão), mas sinceramente foi lá que comemos um dos melhores prato a base de camarão até hoje! Segundo André, este é um prato clássico para dias de festa na Thailandia e a explosão de sabores do doce, azedo, cítrico, pimenta e salgado é inexplicável! O camarão é servido empanado com crosta de coco, molho de sweet chili, arroz com leite de coco e abacaxi com licor de tamarindo. Preciso falar mais alguma coisa?!
O café da manhã ao estilo menu degustação, também é servido pelo bistrô e está incluso na diária.
Atividades
Além da piscina, beach tennis e caiaque oferecidos pela pousada a região de Ibiraquera é exuberante em lagoas, praias e dunas. O surf pode ser praticado em várias praias da região. Destaque para Luz, Ibira, Vila, Rosa, Ferrugem e Silveira. Já a barra de Ibiraquera é a meca brasileira do kite e windsurf nas ondas. Quem não curte os esportes aquáticos pode se aventurar nas diversas trilhas (Praia do Luz -> Praia do Rosa), praticar sandboard nas dunas ou simplesmente sentar em uma cadeira e apreciar a incrível vista da lagoa.
Contato e Mais Informações
hospedaria@pontadapiteira.com.br
+55 (48) 3356.0232
Ibiraquera, SC, Brasil
#PpowTravel #SurfTrip #KiteTrip