Férias de julho e fazenda descobrimos com os meninos que é tipo goiabada com queijo, perfeito!
Eu passei um bom tempo imaginando as tantas histórias daquele casarão de mais de 150 anos, dos tempos em que o Brasil era império e escravos ainda uma triste realidade. O café dominava a cultura paulista e grandes transformações políticas se anunciavam. O que hoje é uma curta viagem a partir da capital do estado, era, em meados do século XIX, certamente uma jornada um tanto mais longa, dura e de aventuras.
E foi justamente nesse casarão cheio de carisma e história que passamos alguns dos bons momento vividos nos dias em que estivemos hospedados no Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina.
Na sala de estar cheia de antiguidades rolam todas as noites serestas pra se curtir depois do jantar. Seja finalizando aquela garrafa inacabada de vinho (e quem sabe até abrindo outra!) ou esperando a molecada voltar das atividades com a monitoria, a turma fica ali na cantoria até o músico cansar de atender pedidos.
Destaque para o violeiro Nascimento, o cara é uma enciclopédia da boa música brasileira! Não negou um pedido, de Tião Carreiro & Pardinho à Chico Buarque, de Pixinguinha à Almir Sater e Renato Teixeira. A boa música por sinal, é algo muito valorizado no Dona Carolina, além das serestas noturnas, diariamente havia alguém tocando um violãozinho bonito na beira da piscina antes do almoço.
E o que dizer da cachaçaria? Um evento a parte! Ao menos para quem gosta da boa e velha pinga. O café da tarde, diga-se de passagem um super café da tarde, como se o almoço já não tivesse sido uma enorme farra gastronômica, é servido no grande salão do prédio da cachaçaria.
Lá, antes de abocanhar uma tapioca de doce de leite com banana, pode-se apreciar uma bela degustação das diferentes safras produzidas ali mesmo pelo mestre cachaceiro Carlos, com o próprio a te explicar um pouco da arte.
Para quem quiser conhecer no detalhe todo o processo, acontecem em alguns dias da semana visitas guiadas pela cachaçaria.
No hotel fazenda, como não poderia deixar de ser, cavalos não faltam no cardápio de atividades. Não chegamos dessa vez a fazer uma cavalgada no Dona Carolina, mas a parte hípica é muito forte no complexo.
Além dos cavalos mais mansos para os passeios, na área do hotel há um centro hípico super estruturado que abriga uma belíssima tropa. Há duas pistas de areia e uma enorme pista gramada para competições. As vagas no centro estão disponíveis a quem quer que queira ter o seu animal hospedado com vista para o lago e direito a esteira diária pra não sair de forma!
Quanto à monitoria, outro ponto sempre importante em hotéis como o Dona Carolina, criançada e adultos passam bem com uma agenda diária sempre cheia de atividades novas e interessantes.
Uma das coisas que nos chamou atenção no hotel é que, apesar de ser um hotel fazenda , e consequentemente um destino principalmente para famílias, não é nada difícil encontrar cantos super gostosos e silenciosos para se relaxar tranquilamente lendo um livro, conversando ou simplesmente tirando uma sonequinha na rede.
A propriedade é antiga, tem sombra pra dar e vender, árvores enormes. Aliás, destaque para o maravilhoso jequitibá que coroa o jardim anexo ao casarão e para a carreira incrível de ficus na beira do lago. Fora as palmeiras imperiais imensas, ipês, quaresmeiras, sibipirunas, camélias, etc….
Os restaurantes são também um ponto alto e muito bem explorado pelo hotel. São 4, sendo 1 para o café da manhã e os outros 3 a serem usados em diferentes dias da semana ou ocasiões. Uma belíssima cozinha, com muita qualidade e diversidade.
:: Serviços ::
Acomodação
Os 94 apartamentos e suítes de alto padrão, com vista para montanhas ou bosque, mantém o estilo de época, com características originais do traçado arquitetônico colonial dos antigos casebres da Fazenda. Todos os apartamentos possuem Amenities L’occitane, enxoval de algodão 300 fios da Trussardi, TV de LCD 32’ com TV a cabo, cama king size, ar-condicionado, frigobar. Opção conjugado e acessíveis. Todos os banheiros em mármore refratado Travertino com banheira.
Gastronomia
Com 4 restaurantes, o hotel surpreende pela sua requintada gastronomia. Os pratos oferecidos em sistema de buffet são releituras de comidas típicas da roça sempre com algo a mais transformando pratos simples em comidas mais elaboradas.
Destaque para o café da manhã que mais parece um brunch e é servido no delicioso Café do Bosque.
Para o almoço e jantar o restaurante do Seo Oscar traz um ambiente aconchegante com uma vista linda para o lago.
Café
O Café Dona Carolina é feito através de um processo de colheita de apenas uma vez ao ano, o que garante excelente qualidade ao produto.O café passa por secagem de 15 a 30 dias no terreiro, remoção da casca para, em seguida, torrefação e moagem. Após degustações que atestam a qualidade, o Café Dona Carolina é embalado à vácuo para manter as características marcantes de sabor e aroma.
Na programação de atividades existem visitas guiadas ao cafezal com degustação da bebida.
Atividades
Todas as atividades de lazer estão inclusa na tarifa (exceto a parte da hípica). Na parte da monitoria as crianças são divididas em apenas dois grupos (03 à 06 anos e 07 à 14 anos), os monitores são muito bem preparados e a agenda do dia é mesclada entre atividades de aventura, lúdicas e de fazenda.
Para os adultos as opções também são bem variadas com trilhas, caiaque, aula de dança, tour do café, tour da cachaça, oficina de cerâmica (evento com tarifa adicional) e serestas.
O hotel disponibiliza bikes para alugar, nós estávamos com as nossas e aproveitamos um pouco do grande potencial das trilhas que a fazenda dispõe para pedalar.
Lazer Hotel
piscinas
quadras
campo
lago
SPA Dona Carolina
sala de jogos
brinquedoteca
trilhas ecológicas
Lazer Fazenda
cavalgadas
passeio de charrete
passeio de trator
tour histórico
tour do café
tour da cachaça
pesca esportiva
ordenha na leiteria
visita na horta
pic nic no campo
Lazer Aventura
tirolesa
arvorismo
caiaque
slackline
arco e flecha
parede de escalada
Cachaça
A Cachaça Dona Carolina é um produto exclusivo para os hóspedes do hotel. É isso mesmo! Você só consegue comprar o selecionado aguardente no Dona Carolina. A cachaça já foi premiada como a segunda melhor do mundo.
A Cachaçaria Dona Carolina, é o local mais visitado e requisitado por todos que passam pelo Hotel. Com uma charmosa estrutura rústica, onde é um diferencial para finais de semana e feriados.
O local também oferece todo o processo de produção da Cachaça Dona Carolina, que são produzidas com canas selecionadas, de alta concentração de açúcar e envelhecidas em tonéis de carvalho francês, importados da Escócia.
O local também oferece um Tour com uma experiência única e valiosa sobre toda a cultura da Cachaça, acompanhada por um especialista.
Tour Histórico
Outra atividade oferecida pelo hotel é o tour histórico pelas dependências do casarão onde os monitores contam um pouquinho da interessante história de Dona Carolina, republicana e abolicionista, libertou seus escravos antes mesmo da Princesa Isabel decretar a abolição.
Contato
Central de Reservas: (0xx11) 4534-9863 / 4534-9850
Dep. de Eventos: (0xx11) 4534-9820 / 4534-9124
www.hotelfazendadonacarolina.com.br
Agradecemos Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina por nos receber para produção deste artigo.
#PpowTravel