Ecofont é um tipo de letra construído para economizar tinta de impressora, cujo custo do mililitro, como sabido, ultrapassa o dos melhores champagnes e raros perfumes. Com pequenos furos ao longo da linha que desenha cada letra e sem comprometer a legibilidade, principalmente nos tamanhos usados para documentos e impressões domésticas, a Ecofont permite poupar 25% de tinta ou toner. E o melhor: está disponível para download gratuito e uso livre a fonte básica, Vera Sans, uma open source similar ao tipo Verdana, um dos mais comuns e populares.

Mas Ecofont é também um software que transforma as fontes já instaladas em econômicas, sem alterar os contornos ou estilos, mas apenas acrescentado os “furinhos poupadores de tinta” em cada letra ao ser dado o comando “Ecoprint”, que se instala na barra de menu do Word e Outlook. Neste caso, o aplicativo tem um custo, variável conforme o número de licenças, nas versões Home, Small Business e Enterprise.

Por sua criação econômica e ecológica (afinal, as tintas de impressão estão entre os líquidos mais poluentes do mundo), a holandesa Ecofont acaba de ganhar o Prêmio Europeu de Design Ambiental 2010, promovido pela Associação de Designers de Madrid. “Além dos fatores econômico e de preservação ambiental, é fascinante constatar que nosso cérebro simplesmente ignora os furinhos nas fontes enquanto fazemos a leitura”, destaca o executivo Rick van den Bos. Sustentabilidade, produtividade e um certo componente lúdico das fontes furadinhas estão conquistando mais e mais usuários conscientes para a Ecofont, incluindo vários departamentos governamentais holandeses e empresas que operam com base nos 3 Ps – People, Planet, Profit (pessoas, planeta e lucros).

Uma página de teste de impressão também está disponível para quem quiser matar a curiosidade antes de baixar a Ecofont para sua pasta de fontes.

www.ecofont.com