Um lugar que vai te surpreender… por Anna Beatriz Barros
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o Inhotim. Difícil de explicar no início, o Instituto Inhotim é hoje, a sede de um dos acervos mais importantes de Arte Contemporânea no Brasil.
Localizado apenas a 60Km de Belo Horizonte, o acesso para Brumadinho se dá de maneira fácil e é rodeado de outras atrações. Escolhemos nossa hospedagem para ficar próximo ao Instituto, uma vez que decidimos realizar todo percurso a pé e explorar ao máximo essa experiência. O Estrada Real Palace Hotel é uma ótima escolha para quem procura conforto, proximidade à Inhotim (Somente 4Km de distância) e quer mais agito á noite. Com opções de acomodação e um delicioso café da manhã mineiro. Perfeito para sustentar o dia de caminhadas.
Longe de ser um reduto somente de cultura, as obras e instalações, estão dispostas em galerias que se abrem para um enorme jardim. O parque abriga diversas plantas raras, tanto nativas quanto exóticas, que florescem e estão presentes durante todo percurso do visitante.
No primeiro dia de visita selecionamos alguns caminhos para percorrer (são muitos) e vimos as obras de Matthew Barney, Doug Aitken, Galeria Adriana Varejão, Galeria Cildo Meireles, Galeria Miguel Rio Branco e o delicioso Restaurante Tamboril.
Não somente as obras impressionam, mas a arquitetura que as abriga. Cada edifício é cuidadosamente implantado na paisagem, chamando o visitante á exploração do desconhecido. Confira as fotos:
No segundo dia, conhecemos outro espaço especial. O Instituto conta com uma igreja e local de eventos para locação, e um Viveiro Educador, espaço que funciona como um jardim botânico educativo. Vale a pena a visita e programar um final de semana para relaxar com amigos ou toda a família. A instalação de Yayoi Kusama, por exemplo, convida crianças e adultos a expandirem seu contato com a natureza.
Na volta para BH conhecemos outro spot incrível, o Topo do mundo. Esse é o nome dado para o topo da Serra da Moeda, onde é possível almoçar ou saltar de Paraglider ou Parapente para os mais aventureiros. Não importa qual a escolha, vale a visita para uma vista surpreendente de todo vale.
#PpowTravel