Como forma de criar uma área verde alternativa dentro de uma grande cidade, o arquiteto José Maria Chofre desenvolveu um jardim vertical de seis andares, que tem o papel de amenizar o clima e ser uma obra de arte. O jardim vertical foi implantado entre a fachada de uma biblioteca infantil e um prédio residencial localizados em San Vicente Del Raspeig, na província espanhola de Alicante.
A construção foi realizada em uma estrutura de metal e as plantas são fixadas dentro de armações quadradas preenchidas com feltro sintético. Um andaime presente na parte da frente permite o fácil acesso de trabalhadores para podar ou substituir alguma planta.
Diferentes espécies formam a vegetação do jardim, com pelo menos um tipo de planta por metro quadrado. Na parte superior foram plantadas espécies de pequeno porte e na inferior de tamanhos maiores.
O jardim vertical foi uma solução urbana encontrada para combater um pouco dos problemas ambientais dentro de uma cidade. A fachada externa verde é um jeito diferente de revitalizar edifícios e combater ilhas de calor urbano.
[slideshow]
Fotos: Reprodução