Uma enseada linda, uma vila agradável, hospedagem de primeira qualidade e muito Kitesurf
A convergência do turismo de lazer com o vai e vem das equipes de profissionais das empresas de energia eólica permitiram a Icaraizinho – como o local também é carinhosamente conhecido – tornar-se o que é; ao mesmo tempo em que se tem fácil acesso desde Fortaleza (são 190km por boas estradas) e ótima estrutura para dormir e comer, você se depara com uma vila pequena, ainda conectada com suas raízes pesqueiras e muita rusticidade se sair para um lado ou para o outro.
Como Chegar?
De Fortaleza são 190km em estradas boas. O melhor caminho é pela CE-85. Chegando na rotatória de Amontada, é só dobrar a direita para mais um trechinho de 30km e se preparar para dias de muito lazer!
Mais próximo a ponta leste da enseada está o Clube dos Ventos, em um pico clássico do Windsurf cearense. Caminhando para oeste, depois da vila e mais ou menos no meio da enseada, está concentrado o Kitesurf local. É nesse ponto que se encontra a Pousada VillaMango, provavelmente o lugar mais bacana para se hospedar em Icaraizinho.
Qual a melhor época para uma Kitetrip?
A melhor época para velejar em Icaraí é de Julho até Janeiro, porém a alta temporada de vento vai de Agosto à Novembro.
Os ventos por lá sopram muito forte, entre 20 – 25 knos. Na alta temporada o vento é 100% garantido.
Onde praticar?
A ampla baía com ventos constantes oferece aos velejadores um velejo com o belo visual dos geradores eólicos.
A pousada VillaMango dispõe de um kitecenter, o Mango Kite Club que oferece infraestrutura com escola de kitesurf (Instrutor IKO Nível 2, bilingue ), compressor, bote de resgate, lockers, aluguel de equipamentos, aulas avançadas e para iniciantes.
Para quem gosta de downwind, o programa partindo da Villa Mango para Patos está entre os melhores do nordeste brasileiro. No primeiro trecho, até a ponta oeste da enseada, o velejo é em companhia dos gigantes eólicos e com pequenas ondas (dependendo da maré) que garantem uma boa diversão. Depois da ponta, em uma nova enseada, o mar fica menos bagunçado pelo vento, favorecendo a melhor formação das ondas. Depois de passar pela vila de Moitas o downwind segue para a barra do rio Aracatiaçu. Ali é aquele visual incrível, mangue de um lado, areia do outro, hora no flat, hora nas infinitas rampas. Na maré cheia uma área enorme é inundada e é possível passar por dentro do braço de mar até a vila de Patos.
Passeios
A bordo de 4×4 ou buggy você pode visitar algumas casas de moendas de farinha e experimentar uma autêntica tapioca. Na volta, o cenário ao atravessar a balsa (a corda) pelo o rio Aracatiaçu é deslumbrante e na outra margem a parada na Barraca Ilha das Ostras é obrigatória para saborear as deliciosas ostras frescas e tomar uma caipirinha.
Foi lá que vimos pela primeira vez a “eletricikenga” uma espécie de luminária a fogo feita com a kenga do coco que produz um efeito muito bacana, além do cheiro agradável do óleo do coco sendo queimado.
O por do sol na dunas com o cenário do rio Aracatiaçu e mangues de um lado e os eólicos de outro é algo imperdível.
De preferência em noites de lua cheia, algumas barracas promovem as noitadas, em cima de uma duna ou margem do rio. O local é iluminado pelas eletricikengas e são servidos caipirinhas, ostras, lagostas e outros frutos do mar.
Onde se Hospedar?
Icaraizinho possui mais de 30 opções de hospedagem, mas o PPOW indica a pousada Villa Mango. Com localização privilegiada em frente ao mar e arquitetura charmosa a pousada oferece 11 acomodações sendo 4 com jacuzzi, serviço impecável, excelente café da manhã e restaurante assinado pela Chef cearense Liliane Pereira.
Clique na imagem abaixo para acessar fotos e comentários sobre a pousada…
Onde Comer?
Restaurante e Pizzaria VillaMango – aberto para almoço e jantar – com cardápio assinado pela chef Liliane Pereira, o destaque fica por conta dos pratos a base de camarão que ganharam o concurso do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra. Experimentamos e aprovamos o escondidinho de camarão com purê de macaxeira e queijo de cabra servido com flor de coentro e o camarão servido com um crepe de tapioca com manga flambada e pimenta dedo de moça ao perfume de alecrim.
Restaurante e Pizzaria Hibiscus – aberto de quarta a segunda – ambiente agradável e comida deliciosa, com destaque para o peixe a parmegiana.
Café Zapata – aberto todos os dias – destaque para o filé mignon com molho de gorgonzola.
Clique na imagem abaixo para curtir outras KiteTrips
Fotos :: Viviane Amaro | Pousada Villa Mango
#KiteTrip #PpowTravel