Visitamos a famosa São Miguel do Gostoso
Mesmo sabendo que as melhores épocas de vento em São Miguel do Gostoso variam entre Setembro e Maio, decidimos fugir do frio paulistano e seguir em diante para ver o que ia rolar, em pleno Julho.
São Miguel do Gostoso já é um dos picos mais conhecidos dos velejadores de Kitesurf e Windsurf e considerado um dos melhores lugares para velejo do mundo devido às condições de vento e temperatura.
Dessa vez, durante os 2 dias que ficamos por ali, infelizmente não rolou o velejo na Ponta do Santo Cristo. Apesar dos ventos razoáveis, sua direção Sudeste não inspirou muita confiança, pois além de ser terral fica muito inconstante e rajado.
Então o jeito foi velejar em locais próximos alternativos. Como o vento não estava muito forte, pudemos usar as pipas 12, mas normalmente as pipas mais usadas são entre 7 e 9.
Conferimos a Lagoa Grande de Pititinga, que fica a aproximadamente 20min de Gostoso e rola um velejo de águas lisas e seguras, muito indicado para os iniciantes. Para chegar lá, basta pegar a estrada em direção à Natal e entrar a direita no trevo de Pititinga (seguindo as torres de luz). A rua é de terra e logo adiante (depois de algumas entradinhas) terá uma bifurcação com várias entradas para a esquerda. Todas elas darão na Lagoa, porém para quem não estiver de 4×4 é indicado pegar sempre a 1ª esquerda, pois as vias são melhores.
Fomos também à praia de Maracajaú, que indiscutivelmente é a melhor opção para quem for para Gostoso fora de temporada e quiser velejar no vento Sudeste. O pico fica a aproximadamente 30 minutos da pousada Mi Secreto. Passando o trevo de Pititinga, ande mais uns 15 minutinhos e entra no trevo de Maracajaú. Siga as placas para o Parque Aquático MA-NOA Park. Passando o parque, fique esperto pois terá um carro abandonado bem na entrada correta para pegar a ruazinha à esquerda até chegar na beira do mar. Um pico privilegiado e abrigado por uma ponta de areia que cria uma bahia perfeita para o vento Sudeste promovendo boas ondas e lugares muito flats também.
Pesquisamos o melhor pico para ficarmos e depois de várias indicações decidimos ficar com o pessoal da Pousada Mi Secreto. Otimamente localizada e uma das melhores estruturas da cidade, é a mais próxima da Ponta do Santo Cristo e vizinha da escola de kite Dr. Wind. Um pouco mais distante dali (do outro lado da praia) encontra-se o Clube Kauli Seadi, do tricampeão mundial de Windsurf, que também pode ser uma ótima opção.
Em relação à alimentação (almo-janta), optamos em conhecer novos lugares e abrimos mão de comer na pousada Mi Secreto, que além do excelente café da manhã na companhia dos amigáveis macaquinhos, oferece refeições que devem ser agendadas com antecedência. Assim sendo, na primeira noite, fomos à Pizzaria Quintal e no dia seguinte experimentamos a comida do restaurante Hibiscus. Além desses, que indicamos fortemente, é ponto obrigatório o bar e restaurante Jack’s Sparrow (com vista pro velejo da ponta do Santo Cristo) e o restaurante da Pousada Mar de Estrelas… que rango!
Para encontrar outras pousadas, restaurantes, escolas de kite e coisas para fazer, sugerimos acessar o Portal São Miguel do Gostoso.
Portanto vale muito apena velejar em São Miguel do Gostoso, logo ali na Ponta do Santo Cristo, e ficar uns dias por lá. Aliás, o acesso pelas estradas desde o aeroporto de Natal está excelente e é muito rápido (viagem de aproximadamente 1 hora e pouco).
Galinhos e Barra do Cunhaú são cenas dos próximos capítulos.
Clique aqui e veja como foi o CAPÍTULO I
Imagens: reprodução
#KiteTrip #PpowTravel