Um inusitado monumento histórico francês, construído por um carteiro
É preciso ir até o Drôme, departamento mais ao sul da região francesa de Rhône-Alpes, onde ele toca a vizinha Provence, para achar a cidadezinha de Hauterives e, lá, uma obra inesperada, mesmo que o objetivo seja conhecê-la, como são as melhores fantasias que se tornam realidade.
Talvez Ferdinand Cheval soubesse disso ou foi descobrindo aos poucos, sonhando enquanto cumpria a sua missão diária de carteiro, quando topou com a pedra primeira que o inspirou. Sim, Cheval não era arquiteto, mas o sonho – ou delírio – que concretizou ganhou a forma de um palácio, construído pedra a pedra por ele próprio, intuitiva e apaixonadamente, por longos 34 anos – ele tinha 43 quando iniciou a obra, em 1879.
O Palácio Ideal é agora uma atração turística concorrida, mas colocou a aldeia de Hauterives no mapa há tempos, quando já nas primeiras décadas do século passado atraiu visitantes como os artistas André Breton, Robert Doisneau, Max Ernst e Picasso. Escritores e intelectuais seguiram a dica. Lá estiveram Marguerite Duras, Jean Tinguely, Larry Rivers, Pablo Neruda e muitos outros.
Ontem como hoje, impressiona a mistura que o próprio autor classificou de bizarra e grotesca, mas que se revela genuína ao remeter às mais disparatadas referências arquitetônicas a cada ângulo, detalhe ou motivo acrescentado, de animais a plantas, de citações a figuras e objetos, como o carrinho que usado para transportar as pedras e a espátula, encaixados em um nicho quando Cheval deu a obra por finalizada.
O monumento causa estranheza, mas fascina como um sonho fantástico. Impossível não lembrar de Gaudí, como também classificar ou rotular esta criação de um homem determinado. Disse ele uma vez que foi levado para além do âmbito da imaginação e que, por não ser compreendido, não estranharia ser ridicularizado ou mesmo perseguido.
Ferdinand Cheval morreu aos 88 anos e foi enterrado não no palácio, como queria e lhe foi negada a autorização em vida, mas no túmulo que então construiu próximo dali, no mesmo estilo de sua livre imaginação.
Serviço
Le Palais Idéal de Facteur Cheval (O Palácio Ideal do Carteiro Cheval)
Grande Rue, 26390
Hauterives
Drôme, Rhône-Alpes
Ingresso: 5,40 euros
Horários: Jan e Dez: 9h30-12h30 & 13h30-16h30 / Fev, Mar, Out, Nov: 9h30-12h30 & 13h30-17h30 / Abr, Mai, Jun, Set: 9h-12h30 & 13h30-18h30 / Jul, Aug: 9h-12h30 & 13h30-19h
Fotos: Emmanuel Georges/Divulgação (exceto a última, reprodução)