Tecnologia eficiente se firma na iluminação urbana
Pouco a pouco ruas, monumentos e semáforos de nossas cidades começam a ser iluminados com LEDs (light-emitting diode, ou diodo emissor de luz), a tecnologia que representa eficiência com economia de energia elétrica.
Em São Paulo, um exemplo no centro da cidade é a famosa Rua do Arouche, que teve a antiga iluminação de lâmpadas de vapor de sódio substituída por novas luminárias de LED. Entre os benefícios está o aumento da vida útil das luminárias, de até quatro anos para onze, considerando um tempo médio de uso de doze horas por dia. Além disso, a potência consumida caiu de 280W para 156W. “Com isso garantimos uma eficácia muito maior ao sistema, gerando uma economia de energia de cerca de 40% e uma vida útil de 50 mil horas”, explica Marcos de Oliveira Santos, gerente de Marketing da OSRAM do Brasil para a linha de LEDs Profissional. “A nova iluminação também é capaz de prover um ambiente mais claro e, consequentemente, seguro e bonito ao lugar.”
A fachada do tradicional colégio Dante Alighieri é um case que demonstra a aplicação dos LEDs como recurso que valoriza a arquitetura, destacando suas formas e materiais. “Essa estética inovadora é a consequência de uma escolha perfeita de produtos, ângulos e difusores, que cria uma harmonia realmente impressionante. E ainda com uma economia e vida útil de 50.000 horas”, diz Daniel Tatini, gerente regional da Traxon Technologies para a América Latina, empresa responsável pelo projeto.
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é um dos monumentos contemplados com a aplicação da tecnologia LED. Na iluminação inaugurada em março de 2011, 300 projetores podem criar infinitas cenas decorativas e preservar a cadeia alimentar do Parque Nacional da Tijuca. “O sistema exige manutenção mínima, gerando economia de energia e baixíssima interferência ao ecossistema em que está instalado”, destaca o especialista da Traxon.
“Sabe-se hoje que a iluminação pública é responsável por 25% das emissões de CO2 de todo o mundo; por isso, a solução representada pelos LEDs, além de eficiente e bonita, é também a que menos agride o meio ambiente”, finaliza Oliveira Santos.
Fotos: Divulgação