Editora Nossa Cultura traz ao Brasil a autobiografia de Nelson Mandela
Prêmio Nobel da Paz de 1993, presidente do Congresso Nacional Africano, e líder do movimento anti-apartheid, Nelson Mandela é um dos grandes líderes morais e políticos do mundo, um verdadeiro símbolo de liberdade e de paz. Sua épica e emocionante trajetória, – da infância em uma pequena aldeia na região de Transkei, a quase 1.300 km de Johannesburgo, à presidência da África do Sul – é contada em primeira pessoa na autobiografia “Longa Caminhada até a Liberdade”, que a Editora Nossa Cultura está lançando pela primeira vez no Brasil.
O livro, que começou a ser escrito às escondidas em 1975 ainda na prisão, foi publicado originalmente em 1995 pela Little Brown & Co, recebendo o prêmio Alan Paton Award daquele ano. Traduzido em várias línguas, inclusive em Africanês por Antjie Krog, a obra está sendo adaptada para o cinema em um filme produzido por Anant Singh com roteiro de William Nicholson e direção de Shekhar Kapur. O início das filmagens está previsto para maio deste ano, na África do Sul, com Idris Elba no papel de Nelson Mandela e Naomi Harris como Winnie Mandela.
Uma das mais poderosas e inspiradoras histórias de nossa época e inédita no Brasil, a autobiografia de Mandela chega ao país em edição de quase 800 páginas com prefácio escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em “Longa Caminhada até a Liberdade”, Mandela relembra sua infância no interior rural da África do Sul, sua ida para Johanesburgo – onde se tornou um dos poucos advogados não-brancos de um país de maioria negra – , o desenvolvimento de sua consciência política, a formação da Liga da Juventude do CNA, os banimentos e o longo julgamento pela acusação de alta traição, os anos dramáticos na clandestinidade — que levaram a uma condenação à prisão perpétua em 1964 — , o agitado período de 27 anos atrás das grades, até o seu retorno triunfal à liberdade, culminando com a sua vitória na primeira eleição presidencial multirracial da África do Sul, em 1994.
O líder sul-africano conta a sua jornada de forma envolvente e sincera, com riqueza de detalhes e uma boa dose de reflexão, revelando ao leitor a transformação do garoto da aldeia de Qunu que sonhava ser campeão de luta com cajado em um guerreiro pela liberdade, que quase três décadas de prisão e meio século de um regime racista não foram capazes de conter. Segundo a crítica do New York Times, “o Nelson Mandela que emerge de suas memórias… é consideravelmente mais humano do que o ícone legendário”.
“Estamos muito orgulhosos de publicar a primeira edição brasileira da autobiografia de Mandela, 17 anos depois de sua publicação original em inglês. A Nossa Cultura é conhecida pelo catálogo de audiolivros, mas nos últimos anos estamos expandindo nossa atuação no segmento editorial com livros impressos. ‘Longa Caminhada até a Liberdade’ é o nosso maior projeto até agora e mereceu uma atenção especial, que se nota na qualidade da edição já a partir do prefácio, escrito por ninguém menos que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”, comenta Paulo Lago, editor na Nossa Cultura.
Longa Caminhada até a Liberdade
Autor: Nelson Mandela
Número de páginas: 782
Tradução: Paulo Roberto Maciel dos Santos
Categoria: Biografia
Formato: 160 x 230 mm
Preço: R$ 89,00