O resultado da pesquisa do PPOW para checar a informação de que hoje (24/06) seria o Dia do Mel não pode confirmar a data, mas cada oportunidade de falar desse alimento único e incrível jamais deve ser perdida. Coincidentemente, uma campanha da Confederação Brasileira de Apicultura e do Sebrae, lançada em maio último para incentivar o consumo de mel, aborda a importância do hábito diário, sob o tema Meu Dia Pede Mel.
A iniciativa tem a meta de ampliar o consumo em 10% no primeiro ano e 15% no segundo, o que não chega a ser muito quando se sabe que os brasileiros consomem em média apenas 128 gramas de mel anualmente, bem abaixo da marca americana de 1,5 quilos per capta.
O que precisa mudar – Apesar de ser um alimento conhecido e reverenciado desde a antiguidade egípcia, hoje ainda tem muita gente que encara o mel apenas como um remédio eventual, bom pra quem tem gripe ou tosse. E tudo o que o mel não merece é ser subestimado. Simplesmente completo, é essencial para pessoas de todas as idades, como ingrediente versátil que vai da gastronomia à cosmética e, também, tratamentos terapêuticos.
Devido à sua rica e complexa composição de água, açúcares, proteínas, vitaminas, enzimas e minerais, esse produto vindo do néctar das flores e processado por aplicadas e incansáveis abelhas, adquire as exclusivas propriedades que o tornam nutricional, energético, revigorante, antisséptico, antibacteriano, regenerativo, hidratante, calmante, desintoxicante, suavizante e… doce e gostoso! O mel é mesmo o máximo da natureza.
Dica – No site da campanha, faça download do livreto Mel à Mesa, com receitas de doces e salgados à base de mel, como esta:
6 peras Williams
½ litro de água
240 g de mel
1 pau de canela médio
3 cravos-da-índia
Raspas de gengibre a gosto
Numa panela grande, faça uma calda rala com a água, o mel, a canela, o cravo e o gengibre ralado. Descasque as peras e acrescente-as à calda quando esta começar a ferver. Deixe cozinhar até que estejam macias. Sirva as peras quentes ou geladas, acompanhadas de sorvete de creme. (Fonte: Sebrae/RS)