Irmãos Campana, eleitos Designers do Ano por feira francesa
De 7 a 11 de setembro acontece em Paris a feira referência em moda-casa, Maison & Objet. A cada ano seus organizadores elegem “O Designer do Ano” e, nesta edição de 2012, a dupla Humberto e Fernando Campana foi escolhida e convidada a criar uma instalação para o evento.
Consagrada como uma das maiores feiras de decoração da Europa, a Maison & Objet apresenta as últimas novidades em criação e design aos profissionais do setor.
Além da participação dos Campana, a feira contará com expositores brasileiros no espaço Craft, entre eles Art Brasil, de Fortaleza, Brazil Handcraft, de Belo Horizonte, Solidarium, de Brasília, Szalay Design (móveis), do Rio de Janeiro, e Artest, de Londrina.
Paris Design Week – No embalo da Maison & Objet, a segunda edição da Paris Design Week acontece de 10 a 16 de setembro. Ponte entre o universo profissional e o grande público, é composta por passeios temáticos, exposições inéditas, encontros com grandes nomes do design nacional e internacional, lançamentos de coleções, recepções, entre outros.
Entrevista exclusiva ao PPOW – Philippe Chomat, Diretor de Comunicação do Grupo Safi Salons – Salons Français et Internationaux, filial da Câmara Sindical dos Ateliers de Arte da França e da Reed Expositions France, fala sobre os dois eventos, confira:
PPOW – Que tendências lançadas nas últimas edições da Maison&Objet o senhor destacaria?
Philippe Chomat – É praticamente impossível generalizar uma tendência estilística, levando-se em conta a dimensão do salão (130.000 m²); a diversidade e transversalidade dos itens apresentados pelos 3 mil expositores distribuídos por 8 halls e mais de 15 setores, com todos os tipos de produto, do extremamente clássico ao extremamente moderno. No entanto, há várias edições tem-se notado o grande aumento do conceito “green attitude” por parte de um número crescente de expositores de todos os setores, o que nos levou a criar um “selo verde”, com o objetivo de identificar expositores mais criativos e inovadores, comprometidos com o desenvolvimento sustentável.
PPOW – Quem concorreu com os Irmãos Campana este ano? Por que foram selecionados?
PC – O júri não divulga os nomes dos “competidores”; alguns deles podem ser propostos novamente e eleitos no ano seguinte. Os Irmãos Campana foram destaque em função da qualidade do seu trabalho com os maiores editores internacionais, representando desde seu início um processo ético e ecológico; uma trajetória excepcional que lhes possibilitou o reconhecimento internacional.
PPOW – A Maison & Objet em números…
PC – O salão recebe, 2 vezes por ano, 3 mil expositores, 80 mil visitantes, 3.900 jornalistas franceses e internacionais. O volume de negócios realizados é estimado em cerca de 1,5 bilhão de euros.
PPOW – Sobre a Paris Design Week, como se dá a participação do público, os eventos são abertos ou para convidados?
PC – Os participantes pagam uma inscrição que varia de acordo com a categoria (showroom de marca, hotel restaurante, designer independente etc.). A visita aos espaços é gratuita para todos os visitantes. A Paris Design Week envolve mais de 180 espaços e 250 participantes, distribuídos por todas as regiões de Paris.
PPOW – Qual foi o destaque do evento anterior?
PC – A exposição Now Le Off, no Les Docks – Cité de la Mode et du Design, no Quai d’Austerlitz, reuniu mais de 70 designers e novas editoras e marcou este primeiro momento, graças à qualidade das apresentações e criações propostas.
PPOW – Quais são as principais atrações deste ano ?
PC – A grande novidade da Paris Design Week 2012 é oferecer todas as facetas do design e criação, para serem descobertas através de sete percursos temáticos que reúnem espaços e profissionais. São eles: Arte & Design, Design & Arquiteturas, Iconic / Upcoming, Digital Design & Inovação, Design na França, Food & Design e Mobility.
Os maiores editores internacionais estarão presentes nesses percursos, associados a uma centena de criadores da nova geração design, que vão expor no Now Le Off, dia 13, das 19 horas à meia-noite.
PPOW – Além do público local, a PDW pretende ser atração para o público estrangeiro?
PC – A PDW é voltada a todos os moradores da grande Paris, amantes da criação e do design. O evento aproveita a presença dos 80 mil visitantes profissionais, sendo 50% de estrangeiros, vindos do mundo inteiro para o Maison&Objet.
A Paris Design Week nasceu a partir de um conceito que se dissemina há vários anos nas grandes metrópoles criativas. Faltava um grande evento de design em setembro, voltado a um público mais abrangente. Então, era lógico organizar em Paris, capital do know-how e vitrine da criação, na seqüência do M&O, um evento à altura das aspirações dos profissionais e do público em geral. O sucesso da 1ª edição, que reuniu mais de 60 mil visitantes, confirma Paris como a Capital Internacional da Criação.
Fotos: Divulgação