Ótimo livro reportagem explora o mundo das ondas gigantes da Califórnia e o surf com uma seriedade e originalidade nunca antes vista na literatura

mavericks

As mavericks são ondas colossais que aparecem na costa da Califórnia em função da estrutura geológica da região. Muitas dessas ondas chegam ou passam dos 21 metros – e são poucos os surfistas que têm coragem de enfrentar esses monstros de água. Esse local hoje é respeitado e venerado pelos surfistas, e se torna palco de campeonatos que desafiam os limites do esportista.

O escritor e jornalista esportivo Mark Kreidler explora esse universo num momento particular que foi a temporada de 2010, cujas ondas colossais mudarma os rumos daquele que é o supercampeonato mundial de ondas gigantes.

Em Mavericks – A Onda Sinistra (tradução de Julia Romeu; Editora Zahar, 200 páginas R$ 44,90 a versão impressa e R$ 29,50 o e-book), Kreidler conduz o leitor com maestria por tubos, quedas, caldos e dropes radicais, oferecendo uma viagem emocionante e cheia de adrenalina pela história de Mavericks e de Jeff Clark, o surfista que descobriu o local.

mavericks-a-onda-sinistra

Jeff Clark tinha dezessete anos quando decidiu encarar aquelas ondas sinistras quebrando a mais de um quilômetro mar adentro. E, por quinze anos, ele surfou ali sozinho. Em 1990, finalmente convenceu outros a acompanhá-lo, tornando-se anfitrião do local, guru dos companheiros e um dos criadores do campeonato Mavericks Invitational.

Para aqueles que curtem um bom livro jornalístico e o mundo do surf, Mavericks é um livro imperdível. Com um elaborado trabalho de reportagem, Kreidler mergulha numa das temporadas mais perigosas da história de mavericks. Entre tempestades e ondas que chegam a vinte metros, ele explora as complicadas relações entre os organizadores da competição e revela a coragem e a determinação de um seleto grupo de surfistas. São “Os 24”, o grupo de 24 big riders selecionados para disputar o evento. Entre eles, nomes como Greg Long, Chris Bertish, Grant Washburn, Darryl Virostko e o brasileiro Carlos Burle.

Com uma linguagem envolvente, a construção de um ambiente sedutor e ao mesmo tempo perigoso, e uma boa história,Mavericks é memorável e delicioso de se ler por explorar esse mundo único, cheio de adrenalina e genial de uma maneira séria, apaixonante e completamente diferente do que já se viu na literatura.

Clique aqui para conferir um trecho do livro

#Livros