Bons ventos trazem novidades para a 3ª temporada da competição

Velas içadas, vento soprando, disputas bóia a bóia. A Mitsubishi Sailing Cup, campeonato de vela oceânica organizado pela Mitsubishi Motors do Brasil, chega à 3ª edição em 2012 com diversas novidades. A competição passa a fazer parte do Campeonato Sul-Americano da Classe S40 e reunirá alguns dos melhores velejadores do mundo, em duas etapas pelo litoral brasileiro.

“Quem participa da Mitsubishi Sailing Cup tem a oportunidade de estar com atletas que são famosos no mundo todo e discutir algumas das características deste esporte fantástico que é velejar. É como você participar da Fórmula 1. Para quem ama o esporte, esta é a chance de vivenciar valores que nunca sonhamos em reunir no Brasil”, afirma Eduardo de Souza Ramos, comandante do veleiro Lancer Evo e idealizador da competição.

Primeiro campeonato exclusivo de veleiros monotipos na história da vela, a Mitsubishi Sailing Cup coloca a prova, mais uma vez, os mais modernos barcos do mundo: S40, HPE e o novíssimo C30. Em mais uma ação pioneira de incentivo à vela, a chegada da nova classe C30 promete intensificar ainda mais as disputas na modalidade do iatismo que mais cresce no mundo.

“O veleiro brasileiro C30 chega para preencher o intervalo entre o HPE25 e o S40, completando o ciclo e os degraus necessários para alavancarmos o segmento de veleiros monotipos de oceano. Temos agora um barco para cada espaço de valor e de tripulação. Hoje, chegamos a um modelo mundial de monotipos”, explica Eduardo, idealizador do evento.

Na 3ª temporada, campeões olímpicos, mundiais, sul-americanos e europeus, como Torben Grael, Javier Conte, Mariano Parada, Francisco Bruni, Eduardo de Souza Ramos, André “Bochecha” Fonseca, Cole Parada, Samuel Albrecht e Vasco Vascotto, além de uma tripulação feminina liderada por Martine Grael, filha de Torben Grael, disputarão palmo a palmo as primeiras colocações da competição que inaugurou um novo capítulo na história da vela mundial.

Detentor de 5 medalhas olímpicas e considerado o melhor velejador do mundo em 2009 após a conquista da maior regata volta ao mundo, Torben Grael será um dos destaques da prova a bordo do veleiro S40 Mitsubishi / Energiza. “O crescente número de barcos mostra a força da Mitsubishi Sailing Cup. Se avaliarmos as equipes participantes e seus velejadores, veremos facilmente a qualidade, importância, e seriedade do evento”, exalta o velejador.

Campeonato Sul-Americano da Classe S40

Em 2012, a Mitsubishi Sailing Cup será válida pela 3ª e 4ª etapa do Campeonato Sul-Americano da Classe S40, competição realizada por Iates Clubes do Brasil, Chile e Argentina. Por esse motivo, a expectativa para a classe que é considerada a Fórmula 1 da vela, tanto pela velocidade quanto pela modernidade, é de regatas ainda mais eletrizantes.

“A Mitsubishi Sailing Cup deste ano deve apresentar uma Classe Soto 40 mais competitiva ainda do que a dos anos interiores, porque foi criado um Circuito Sul-Americano. Então, houve um investimento de todos na participação de campeonatos e melhorou a parte de treinamento. Devemos ter um número de barcos parecido com o dos outros anos, mas mais preparados”, explica Eduardo de Souza Ramos.

Tripulação Feminina

Um dos destaques da classe S40 na Mitsubishi Sailing Cup será a participação, pela primeira vez, de um veleiro com tripulação 100% feminina. Comandado por Martine Grael, filha de Torben, o veleiro Pajero / Gol promete dar um brilho ainda mais especial à competição.

“Eu acho muito interessante ter uma classe em que todos os barcos são iguais, porque, em tese, fica uma competição mais justa, em que vence realmente quem é o melhor, tanto em termos de tripulação quanto em desempenho na regata. Será um desafio ser a líder, já que eu nunca comandei um barco grande como o Pajero / Gol”, conta Martine.

Classe C30

Grande novidade da Mitsubishi Sailing Cup em 2012, o veleiro C30 foi projetado por Horácio Carabelli com o intuito de alcançar o máximo de performance, tanto em termos de velocidade quanto em termos de segurança. Construído junto ao pólo aeroespacial de São José dos Campos, o barco une prazer de velejar com adrenalina, aumentando assim o dinamismo e a emoção da competição.

“Ser convidado pela Mitsubishi para participar da competição é a confirmação de que a C30 é uma classe que veio para ficar. Essa é uma chance única e um orgulho muito grande para a nós, já que estaremos ao lado de máquinas como os S40 e os HPE25”, afirma Tarcisio Mattos, presidente da classe. “Nossa expectativa é contar a participação de cinco, dos seis barcos, entregues até agora”, completa.

Classe HPE

Chegando ao terceiro ano na Mitsubishi Sailing Cup, a classe HPE 25, composta por veleiros monotipos de 25 pés, mais uma vez terá competições de tirar o fôlego. Em 2011, a definição do campeão aconteceu apenas na última regata do evento e a diferença entre o primeiro colocado, Match Point, comandado por Hugo del Priore, e o segundo, Ginga, de Breno Chvaicer, foi de apenas um ponto.

“O HPE é uma classe que eu julgo ser importantíssima para o futuro da vela de oceano brasileira, porque é lá que começam a se formar tripulações. E, hoje, existem mais de 50 barcos no Brasil, sendo a maior classe em número de monotipos de quilha que o país já teve na história. É um fenômeno brasileiro”, afirma Eduardo de Souza Ramos.

Novas premiações

Além das exclusivas premiações para os campeões de cada etapa e do campeonato, a 3ª edição da Mitsubishi Sailing Cup contará com dois novos prêmios. O primeiro, distribuído em cada uma das etapas, será o “Troféu Destaque da Etapa”, dado ao barco que mais se sobressair entre as três classes do evento. Já o segundo, entregue na etapa de Búzios, será o troféu para a tripulação mais elegante, escolhida por uma comissão composta por cinco juízes.

As inscrições para a primeira etapa da Mitsubishi Sailing Cup poderão ser feitas a partir de segunda (07), no site: www.mitsubishisailingcup.com.br.

Calendário 2012
1ª Etapa – 21 e 24 de Junho, em Ilhabela (SP)
2ª Etapa – 9 a 12 de Agosto, no Rio de Janeiro (RJ)