Desenvolver produtos socialmente corretos é questão de sobrevivência para as marcas
Por Eduardo Przybylski
A diversidade de produtos e o rápido desenvolvimento dos mercados fizeram com que o consumidor se sentisse cercado por diversas marcas e formas de consumo como nunca antes. Hoje é possível ter acesso a vários produtos mesmo que estes às vezes se encontrem do outro lado do mundo. Com a internet, a concorrência aumentou e as empresas necessitam cada vez mais encontrar novas formas de tornar seu negócio mais atrativo.
Nesse cenário, o design tem se tornado um aliado fundamental tanto para a efetivação da estratégia de marcas, quanto para a concepção de produtos com maior valor agregado. As empresas não conseguem mais apenas destacar seus produtos com bons preços ou boa distribuição. Em países onde a mão de obra é barata, manufaturar e distribuir produtos para diferentes mercados está ficando cada vez mais simples e fácil.
Dessa forma, investir em design passou a ser o diferencial competitivo, porque possibilita às empresas explorarem mais seus produtos, evidenciando atributos e melhorando-os cada vez mais. Cores e formatos passaram a ser um fator determinante na decisão de compra, que está em grande parte no ponto de venda.
Na era da sustentabilidade, desenvolver produtos socialmente corretos é muito mais do que um diferencial, é uma questão de sobrevivência para as marcas. E nesse aspecto, o design está com a faca e o queijo na mão para se colocar definitivamente como uma peça importantíssima nos negócios.
Entretanto, é necessário que as agências e escritórios de design estejam cada vez mais antenados no mundo dos negócios. Criar marcas e/ou produtos sem conhecer profundamente o mercado do cliente, pode causar problemas nas relações e fazer com que os próprios clientes não acreditem no real valor que o design pode agregar aos seus negócios.
A hora é agora. Não existe momento mais oportuno para o mercado do design emergir. Encontrar formas de expor cada vez mais os benefícios que o design pode oferecer é a alternativa para que mais empresas acreditem em seu potencial e utilizem desta ferramenta para impulsionar seus negócios.
Leia também a entrevista de Eduardo Przybylski ao PPOW – aqui