Situações inusitadas, confusões e histórias de amor regem o enredo do filme
As trapalhadas de Jim, as confusões de Stifler e os desdobramentos amorosos enrolados de Kevin, Finch e OZ pouco mudaram com o passar dos anos. Depois de 13 anos da estreia do primeiro filme da série, “American Pie: O Reencontro” traz de volta todos os personagens de maior expressão do elenco original. Apesar do tempo afastado e das mudanças, o grupo de amigos descobre que a amizade continua a mesma, e muitas questões do passado ainda permanecem em suas vidas.
No melhor estilo dos três primeiros filmes, Jim consegue se envolver em diversas situações inusitadas e estranhas. Logo no início, a rotina que praticamente deixou de lado a vida sexual entre Jim e Michele após o nascimento de Evan começa a incomodar o casal. Assim, ambos buscam novas alternativas para compensar e acabam em problemas.
Questão a parte, o ponto principal do filme é a festa de reencontro dos formandos da turma de 99 da pequena cidade de East Great Falls. Porém, dois dias antes do acontecimento, os inseparáveis Jim Levenstein, Kevin Myers, Chris “Oz” Ostreicher e Paul Finch, combinam de se encontrar em um bar para conversarem sobre a nova fase que estão vivendo.
Kevin está casado e trabalha em casa como arquiteto. OZ ficou famoso por participar de um programa de dança e virou apresentador de um canal esportivo. Finch diz ter vivido e explorado diversos países do mundo, no entanto, não passa de uma mentira que o coloca em uma grande roubada. Jim trabalha em um escritório de publicidade e, como citado anteriormente, possui um filho de 2 anos com Michelle.
Como você já deve ter sentido falta, Steve Stifler não foi convidado por Kevin para participar do encontro entre amigos, mas por um acaso do destino, ele aparece no mesmo bar e, com seu jeito infantil e brincalhão de ser, faz com que todos encham a cara. Stifler trabalha em um emprego temporário, possui um chefe arrogante e que o trata como um panaca, e continua com a mesma mentalidade de 13 anos atrás, só quer saber de mulheres e festas.
O desdobramento do filme acontece em três partes principais. A jovem Kara, de 18 anos, que quando era pequena teve Jim como babá e, agora, quer que ele tire a sua virgindade. A nova geração de garotos da cidade, que arrumam diversas confusões com Stifler, Jim e Cia. Inclusive, um dos jovens é namorado de Kara. Algo semelhante acontece no American Pie 5: O Último Stifler Virgem e no American Pie 6: Caindo em Tentação, com as brigas com os anões e nerds, respectivamente. O último ponto é o Pai do Jim, que está viúvo há 3 anos e começa a voltar a ativa.
O passado dos casais passa a ser algo um pouco constrangedor e estranho para os personagens. Oz namora uma modelo muito bonita e Heather, por sua vez, esta junto de um fisioterapeuta da cidade. Apesar do tempo, ambos ainda continuam com um carinho especial e um sentimento muito forte um pelo outro. Kevin e Vicky também ficam com uma grande interrogação quando se reveem, mas por tudo que passaram conseguem continuar grandes amigos.
Finch acaba deixando a Mãe do Stifler de lado e se envolve com Selena, uma amiga de Michelle dos tempos da banda, que deu uma reformulada total no visual e ficou bastante atraente. Já Stifler começa mal, leva o troco de uma das meninas que foi abusada por ele, porém acaba muito bem. Não vou revelar o que aconteceu, mas vou deixar uma pergunta no ar. Qual seria a maior vingança de Stifler em relação a Paul Finch, que teve um caso com a sua mãe?
Por falar em Mãe do Stifler, a bela senhora passa por algumas aventuras com o Pai do Jim e no final do filme vão até assistir a um filme juntos.
Na festa de reencontro alguns destaques são: Jéssica assume ser lésbica e aparece com sua namorada; Sherman continua com o seu papinho comparando-se ao Exterminador do Futuro (Sherminador); Nadja namora um cara muito parecido ao Jim; e o encontro dos MILF ou MIPET (“Mãe Ideal Para Eu Tranzar”), dois garotos que aparecem no final dos filmes e eram fãs de Finch.
American Pie: O Reencontro é um filme que consegue unir muito bem todos os fatos que levaram a série de filmes a fazer tanto sucesso. Um filme que não deixa nada a desejar, e que, com certeza, corresponde a toda a expectativa dos fãs com sacadas brilhantes e a mesma qualidade de produção dos três primeiros filmes.
*Agradecimento especial para a Paramount Pictures Brasil e Universal Studios pelo convite.
Confira o Trailler: