Saúde integral – objetivo fundamental do Yoga
“Uma viagem de mil milhas começa com apenas um passo.” Lao Tse
Yoga é uma ciência milenar, a qual processa nosso bem estar físico, moral, mental e espiritual como um todo. Ela nos ensina a compreender o físico através de mensagens que o próprio corpo emite toda vez que uma postura (ásana) muda sua forma. Dessa maneira, oferece um caminho para considerar e tratar o corpo com profundo amor.
No Yoga, a disciplina proporciona mudanças profundas em nossa maneira de ser e perceber o mundo à nossa volta. Aos poucos, com a prática constante, sentimos que vamos vencendo as dificuldades e aumentando, assim, nossa auto-estima. Realizados assiduamente, os exercícios põem em movimento inúmeras energias que se manifestam, primeiramente, na saúde física e, posteriormente, no plano psíquico.
Posturas específicas atuam no nosso equilíbrio interno, desenvolvendo concentração e estabilidade emocional, enquanto outras agem no reforço da nossa confiança, fornecendo o instrumental para melhor enfrentarmos contrariedades. O controle físico e mental, colocado no dia-a-dia, ajuda a criar uma grande resistência ao estresse emocional. Ao visar uma saúde perfeita, os ásanas funcionam como “animadores” do sangue, conduzindo-o para onde ele é mais solicitado: pulmões, víceras, cérebro, glândulas endócrinas, medula espinhal.
Dentro desse processo, uma ferramenta é essencial: a respiração. Ela é a principal condutora que aproxima nosso elo interno de ligação com todo o Universo. Cada vez que inspiramos o ar (prana – energia vital), um pouco do cosmo entra em nós e, ao expirarmos, um pouco de nós passa a fazer parte do cosmo que habitamos. Tal percepção faz vibrar todas as nossas células.
A perfeita integração que leva à saúde absoluta começa pelos ásanas (posturas), pranayamas (controle respiratório) e despertar interior, permitindo que aflore e se desenvolva uma atitude positiva frente à vida. Essa saúde é nosso estado normal. E consquistá-lo é nosso primeiro dever. OM Yoga.
#Saúde