O trânsito nas grandes cidades está ficando cada vez pior, mas a empresa chinesa de engenharia Shenzhen Huashi Future Parking Equipment propôs um novo projeto de ônibus que promete diminuir um pouco do transtorno no país. Batizado de “3D Express Coach” (Ônibus Expresso 3D), o conceito ocupa duas faixas da rua, porém permite que os carros tramitem por baixo dele, sem causar grandes problemas ao trânsito.
Com 4,5 metros de altura, o veículo tem um design inovador e capacidade máxima é de transportar 1400 passageiros por vez, que o acessam através de plataformas. O ônibus atinge a velocidade de 60 km/h e possui como destaque a busca por menores índices de poluição por funcionar a base de energia solar.
Em caso de acidente, o veículo possui uma rampa inflável semelhante a dos aviões, para os passageiros escorregarem sem riscos. Outra funcionalidade de segurança são os radares que emitem um ruído quando algum carro que esteja no seu interior se aproxime das paredes internas.

Para colocar o projeto em prática, o investimento fica em torno dos 500 milhões de yuans (cerca de R$ 8 milhões) para os ônibus e os trilhos para a sua locomoção. De acordo com a Shenzhen, o custo da obra representa apenas 10% dos gastos para construir um sistema equivalente de metrô.
Os cálculos da empresa apontam que o “3D Express Coach” pode reduzir em até 30% os congestionamentos em cidades chinesas. O primeiro teste para o projeto do novo ônibus está agendado para começar no final do ano que vem com a construção dos primeiros 186 km de trilhos no distrito de Mentougou, em Pequim.

Para saber um pouco mais sobre o projeto do “3D Express Coach” confira o vídeo:

http://www.umiwi.com/video/detail1541

Imagens: Reprodução