Tradução: designer francês cria duas mutações futurísticas para Citroën
A Semana de Design que ocorre em Milão até 17 de abril apresenta entre suas atrações uma experiência inédita encomendada ao designer Ora-Ïto pela montadora francesa.
O resultado incomum passa longe de carros-conceito para se aproximar de criações definidas como “mutações genéticas” de automóveis, ou bases para novas direções a serem exploradas pela indústria automotiva.
Evomobil e UFO são assim esculturas surpreendentes que tocam a arte contemporânea, mas que reafirmam sua origem como objetos híbridos de design e tecnologias já adotadas, nascidos da estreita colaboração com o departamento de pesquisa e inovação da Citroën.
Transformação genética pressupõe uma “matriz” e Ora-Ïto foi buscar nos antigos modelos “Traction Avant” e “DS”, ícones da marca, o ponto de partida para os veículos futuristas expostos agora na Piazza Croce Rossa, em Milão, como parte da instalação de rua (que apresenta também lançamentos atuais) da montadora.
Apesar de colocar de lado códigos estabelecidos, a proposta do designer se baseia na visão artística de um processo de evolução. O objetivo é espalhar uma mensagem universal à indústria automotiva ao apresentar rumos inéditos de investigação.