Museu de Arte Sacra de SP expõe 40 exemplares da arte devocional

Com curadoria de Percival Tirapeli, pesquisador e professor da Unesp, a exposição “Oratórios Barrocos – Arte e Devoção na Coleção Casagrande” abre ao público a partir do dia 23 de agosto, no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Na exposição, 40 exemplares desses objetos de devoção – laicos ou religiosos, domésticos ou conventuais, fixos ou móveis – ilustram os diversos tipos de oratórios, conhecidos como ermida, salão, alcova, bala, viagem, lapinha e convento. Oriundos de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, pertencem aos colecionadores Cristiane e Ary Casagrande.

Além dos oratórios, a mostra conta com esculturas, pinturas, tapeçaria e objetos de devoção, sendo que grande parte das obras expostas são datadas dos séculos XVII e XVIII.

Entre os destaques estão imagens em terracota do frei beneditino carioca Agostinho de Jesus, o primeiro escultor brasileiro, uma pintura preciosa de José Patrício da Silva Manso e o crucifixo do escultor carioca Domingos da Conceição, do século XVII.

Organizada em núcleos, a exibição tem o primeiro deles dedicado aos Oratórios Paulistas, com peças produzidas nas regiões de Itu e Sorocaba. O núcleo Imaginária tem como foco central as imagens em barro do frei Agostinho de Jesus. Adiante, o núcleo Didático explica os estilos, funções e históricos dos oratórios. O Alcova recria o quarto colonial de uma donzela paulista, com oratório de Santo Antônio, casamenteiro. A Sala do Colecionismo apresenta texto do colecionador Ary Casagrande Filho descrevendo a formação de sua coleção e obras importantes dos estilos barroco e rococó dos Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. A seção Estética do Oratório traz todos os tipos de oratório com textos explicativos.

:: Serviço ::
De 23 de agosto a 23 de outubro de 2011
Oratórios Barrocos – Arte e Devoção na Coleção Casagrande
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Tel. (11) 3326-5393
De terça a domingo, das 10 às 18h (bilheteria até às 17h30)
Ingressos: R$ 6

www.museuartesacra.org.br