Orquestra transmite primeiro concerto ao vivo pela internet
Anote e fique conectado: sábado, 27 de agosto, às 16h30, com Marin Alsop, nova regente titular da OSESP em 2012 e o violinista Renaud Capuçon. O programa apresentará o Concerto para Violino em Ré Maior, Op.35, de E.W. Korngold, com participação de Capuçon, e a Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior, Op.100, de Sergei Prokofiev. Direto da Sala São Paulo para www.concertodigital.osesp.art.br
É assim que a maior orquestra do país passa a unir arte e tecnologia em suas apresentações, com a transmissão deste concerto de sua temporada na Sala São Paulo pela primeira vez ao vivo pela internet.
“A Osesp está sempre pensando em modos de ampliar sua audiência”, diz o diretor artístico, Arthur Nestrovski. “Isto é uma preocupação de todas as grandes orquestras da atualidade – e tanto mais para nós, que somos uma orquestra pública. Considerando que a Sala São Paulo já está no limite da capacidade – com 11500 assinaturas vendidas para a temporada e ingressos avulsos regularmente esgotados –, o desenvolvimento de novas mídias, promovendo o acesso virtual aos concertos, deve se tornar uma vertente importante no futuro da orquestra.”
Mas a estreia é dupla, uma vez que a regente Marin Alsop, titular da Osesp a partir de 2012, inicia com a orquestra um ciclo integral das Sinfonias de Prokofiev, que será registrado em disco pelo selo norte-americano Naxos, um dos mais conceituados do mundo.
Grande entusiasta do uso das novas mídias para a ampliação das plateias, Marin Alsop incentiva esta iniciativa para aproximar a música clássica de um público cada vez maior.
“Para essa primeira transmissão ao vivo utilizaremos o que há de mais moderno em tecnologia de comunicação”, diz Marcelo Lopes, diretor executivo da Fundação Osesp. “É um momento definitivo e um passo essencial na democratização do acesso à música clássica.”