No Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, fotos de Vanderlei Guedes retratam o povo palestino
A foto de um túnel em Jerusalém abre a exposição “Palestina: Uma Terra, Dois Povos”, de Guedes, que fez uma viagem ao coração de uma Palestina em conflito. Interesses políticos e econômicos, religiosidade e laços ancestrais se misturam e nos remete a um tempo onde passado, presente e futuro estão comprometidos pelos fatos e acontecimentos que marcam a história desses dois povos.
A mostra é resultado de uma reportagem realizada em 1995, que tinha o objetivo de relatar a situação habitacional do povo palestino em Israel e apresentá-la às Nações Unidas. A partir disso, ganhou formato de exposição e passou a ser dirigida a espaços públicos, utilizada em conferências e mostras em universidades e outros espaços culturais.
Natural de São Paulo, o repórter fotográfico Vanderlei Guedes iniciou seu aprendizado em fotorreportagem em 1992, no atelier Le Bar Floreal, em Paris. Por influência de alguns fotógrafos, como Andre Lejarre, Alex Jordan e Olivier Pasquiers, teve seu trabalho direcionado para reportagens sociais.
Em 1995, foi designado pela Habitat International Coalition para realizar a reportagem sobre as condições de moradia do povo palestino em Israel, material integrado a um importante instrumento de defesa dos direitos do povo palestino na ONU.
Morou em vários países e, após um período de cinco anos no Japão, retornou ao Brasil em 2010 para desenvolver seu trabalho autoral como fotógrafo e artista visual.
De 1 a 15 de abril de 2011
Palestina: uma terra, dois povos
SESI Vila Leopoldina
Rua Carlos Weber, 835, Vila Leopoldina, São Paulo
Tel. 11 3834-3458
De segunda a sexta, das 7h às 20h; sábado, das 8h às 17h
Entrada franca