O arquiteto japonês Shigeru Ban desenvolveu uma técnica muito interessante para construir obras incríveis utilizando papel, um material tradicional da arquitetura japonesa. Em seus projetos pela SBA (Shigeru Ban Arquitetos), desde a década de 1980, o arquiteto já criou casas, tendas, pavilhões, pontes e edifícios de diversos tamanhos e usos.
Paper Arbor, a primeira criaçao de Ban em 1989 (Foto:Reprodução)
O interessante é que Ban descobriu a eficiência do seu trabalho meio por acaso. Em 1989 colocou em prática o seu primeiro projeto, o Paper Arbour (bosque de papel), composto por 48 tubos de papelão. Os tubos foram tratados com parafina para evitar umidade, presos a uma base de concreto e por um anel de madeira na parte de cima e firmados nas laterais por uma liga de cola. Entre os tubos foram esticados fios para uma lona ser colocada como teto. O obra ficou 6 meses exposta a chuva e sol, mas quando foi desmontada se percebeu que o material estava em ótimas condições, até mesmo com a resistência aumentada pela ação dos raios do sol.
Do Paper Arbour até os dias de hoje, Ban já construiu dezenas de obras e o papel ganhou outro conceito em suas mãos. Ele chama o papelão como madeira evoluída, pela sua origem. Aponta sua arte como um desafio para os arquitetos, para fazer um pouco mais para as pessoas, além de defender o meio ambiente e mostrar a reciclagem como uma solução para diversos problemas atuais.
Conheça um pouco mais da arte de Shigeru Ban: