A tradição de emendar retalhos existe desde que o homem começou a tecer. Os acolchoados feitos de pedaços de pano já davam conforto aos egípcios e evoluíram na Europa, e depois nas colônias conquistadas, até o que hoje se reconhece como a arte do patchwork ou quilting.

Não satisfeita em usar a técnica como estofamento de sofás e poltronas, a marca londrina Squint propõe foco total no patchwork, o que significa cobrir um móvel inteiramente, da “cabeça aos pés”, com revestimento de retalhos – tenha ele partes estofadas ou não, seja de estilo, detalhadamente adornado ou de linhas retas.

Artesanais e exclusivas, pela própria característica do trabalho com retalhos de sedas, veludos e outros tecidos nobres, as peças têm preços altos – uma Egg-Chair  sai por três mil libras –, o que vale o inquestionável efeito na decoração. A Squint trabalha com encomendas, mas tem criações para pronta entrega em endereços bacanas como Liberty, Conran, Designers Guild, Lane Crawford, Mydeco, La Rinascente Milan, Barneys New York e Off The Peg. Por aqui, fica como idéia para “encapar” aquele móvel sem expressão no canto do quarto ou como sugestão ao tapeceiro para juntar os melhores retalhos e dar nova vida a um velho sofá.


http://www.squintlimited.com