Chefe de Design da Kia Motors é eleito ‘Homem do Ano 2012’ nos Estados Unidos
O alemão Peter Schreyer, chefe de Design da Kia Motors, foi escolhido por unanimidade como o ‘Homem do Ano 2012’ pela revista norte-americana Automobile Magazine, especializada no mercado automotivo.
“A indústria automotiva sabe a importância do design – por isso, muita energia e investimentos são aplicados à área, mas é difícil saber o quanto são eficazes esses esforços e despesas. Exceto em um caso específico: a Kia”, afirma o texto. Schreyer foi eleito por ter transformado os carros da Kia em belos veículos admirados e respeitados pelos consumidores.
Os trechos abaixo, tirados da revista Automobile Magazine, descrevem o homem que, apaixonado por automóveis desde cedo, passou grande parte da vida trabalhando na indústria automotiva e hoje é o responsável por todos os centros de design da Kia Motors, uma das marcas que mais crescem e ganham relevância no mercado mundial.
O profissional Peter Schreyer
Apesar da aparência jovem e da vitalidade, Schreyer, de 58 anos, é um veterano da indústria, tendo passado mais da metade de sua vida na área de design de automóveis – primeiro com a Audi, em 1980, depois na Volkswagen, e novamente na Audi como designer chefe, de 1994 a 2002, onde foi peça fundamental para o reconhecimento mundial da Audi como uma marca de design Premium. Schreyer foi pessoalmente reconhecido com o mais alto prêmio de design da República Federal da Alemanha e com um doutorado honorário do Royal College of Art, onde estudou em 1979 e 1980.
“Estive na Coreia 82 vezes até agora”, disse ele à revista, e embora deva fazer a viagem uma vez por mês, “em média, faço cerca de vinte viagens por ano”. Responsável pelo estúdio europeu da Kia em Frankfurt, pelo de Irvine, na Califórnia, pelo estúdio principal, perto de Seul, e um novo estúdio-satélite em Xangai que ele ainda não visitou, ele passa muito tempo em aviões. Vendeu seu próprio Cessna alguns anos atrás, já que nunca tinha tempo para voar sozinho.
Como acontece com muitos estúdios multinacionais, a língua principal para o design da Kia é o inglês. Schreyer está tentando aprender coreano, “mas é tão diferente de qualquer outra coisa que eu sei”, diz ele, que duvida que poderá dominar a língua. “A mente deles funciona de forma diferente. Tenho que manter todos na mesma sintonia, e o inglês funciona para isso.” Ele diz que a diretoria da Kia é exigente, mas eles querem progredir e por isso dão muito apoio.