Protótipo híbrido possui portas com abertura em tesoura
A Peugeot apresentou as primeiras imagens e informações oficiais sobre o protótipo híbrido a diesel HX1, que estará exposto no estande da montadora durante o Salão de Frankfurt, em setembro. O modelo é impulsionado por um motor a diesel e outro elétrico.
O motor a diesel é um 2.2 com capacidade de gerar 204 cavalos de potência, ligado a uma transmissão automática de seis velocidades, que alimenta as rodas dianteiras, enquanto o motor elétrico, montado na parte traseira, de 95 cavalos, movimenta as rodas de trás do carro.
O HX1 pode funcionar somente com o motor elétrico quando está em baixas velocidades sem emissões de poluentes. A potência máxima combinada do motor elétrico e diesel 303 cavalos.
A tecnologia híbrida plug-in também está presente no modelo, para o carregamento da bateria de lítio-íon em uma tomada padrão de 240V. Isto permite oferecer ao modelo maior alcance no modo elétrico, de 29,6 km. Segundo a Peugeot, o HX1 tem consumo médio de combustível de 31 km/l e emissões de CO2 de apenas 83,0 g/km.
A abertura das portas em tesoura é uma das características mais marcantes do carro. Outro destaque no design são as rodas de liga leve, que se assemelham a turbinas quando o carro está parado. Em movimento, as lâminas abrem para formar uma superfície plana para um melhor desempenho aerodinâmico.
O conceito tem como tema a palavra grega “Metamorphosis”, que indica a capacidade do carro para se adaptar às condições de condução diferentes. O tamanho do HX1 é 1,39 metro de altura, por 1,99 metro de largura e 4,95 metros de comprimento.
Clique nas imagens para ampliá-las: