Sabesp inaugura o primeiro de 20 ecopostos previstos para a região metropolitana de São Paulo

O Ecoposto Sabesp fica na sede da empresa, na Rua Sumidouro, 448, em Pinheiros. “Este é um exemplo de parceria com a comunidade, visando a sustentabilidade da cidade”, afirma a diretora-presidente Dilma Pena. 

O Ecoposto vai receber cinco ítens: papel/papelão, plástico, metal, vidro, além de óleo de fritura. Todo o material entregue para reciclagem será repassado a cooperativas e ONGs. A primeira parceira é a cooperativa de catadores CooperVivabem, com quem será assinado um termo de cooperação. Criada em 2004, a CooperVivabem recolhe todo tipo de material que pode ser reciclado na cidade de São Paulo. Desde sua fundação, trabalha junto com a prefeitura paulistana.

Com a instalação do primeiro Ecoposto Sabesp, agora serão selecionados os outros lugares que vão receber a iniciativa na Região Metropolitana de São Paulo. Eles serão instalados em unidades da Sabesp com áreas residenciais mais adensadas. Posteriormente, o projeto será estendido ao interior e litoral. 
   
Os resíduos devem ser levados para o Ecoposto observando-se os seguintes cuidados: limpar e lavar latas, embalagens longa vida e vidros para remover sobras de alimentos; amassar caixas de papelão, embalagens longa vida, frascos, garrafas plásticas e latas de alumínio para reduzir o volume; remover tampas dos frascos de vidro e dispor nos locais corretos de coleta (azul/papel; vermelho/plástico; amarelo/metal e verde/vidro).

No item papel, são recicláveis os seguintes produtos: papel e papelão em geral; jornais, revistas, envelopes, sacos, cartolina, caixas longa vida.  Entre os plásticos, são recicláveis: garrafas PET, PVC, frascos e potes, sacolas, tubos, placas, CDs, DVDs, copos descartáveis, brinquedos, Raio X e isopor.  Entre os metais: latas de aço, latas de alumínio, embalagens de alumínio (tipo marmitex, mas lavadas), tampas, peças diversas, ferragens, panelas, fios de cobre, latas de tinta já seca e parafusos.  No item vidros: frascos, potes sem tampas, garrafas, copos e cacos.
 
Os itens abaixo não podem ser entregues no Ecoposto: papel higiênico ou qualquer item sujo por secreção; barbante, fralda, papel-carbono, fitas adesivas, papéis mistos (metalizados, parafinados ou plásticos), plásticos aluminizados, borracha em geral, elásticos, pilhas e baterias (estes têm postos específicos de coleta), lâmpadas, espelhos e vidros planos (de janelas e automóveis), porcelanas e cerâmicas.