Classificado como Monumento Nacional, o Palácio da Bolsa recebe anualmente mais de 200.000 visitantes
Um lugar completamente por acaso que fui conhecer é o Palácio da Bolsa. Estávamos descendo para a região das caves – local onde se produz e embala os famosos vinhos de Porto – quando me deparei com uma placa anunciando uma degustação de vinho gratuita.
Eu e meu irmão entramos e, quando abordamos uma funcionária, recebemos o maior puxão de orelha de nossas vidas. A angolana – veja só a globalização: uma angolana trabalhando em Portugal e conversando com dois brasileiros – comentou que muitas das pessoas que chegam ao Palácio nem sabem o que ele é, e são atraídos apenas pelo vinho, mas aquele prédio tem muito da história tanto de Portugal como do Brasil.
Ela não precisou de tantos argumentos para nos convencer a participar da visita monitorada. Compramos nossos ingressos e entramos num dos lugares mais luxuosos que já vi na vida.
O Palácio da Bolsa faz parte da Associação Comercial do Porto, e foi construído em 1842. Grandes nomes da arquitetura, da pintura, da escultura e das artes decorativas contribuíram para que este lugar fosse único. É uma autêntica sala de visitas da Região e ali se realiza a maioria das recepções oficiais do Estado no Norte de Portugal. Pelo Palácio da Bolsa têm passado governantes e dignitários de quase todos os países do Mundo, tendo sido uma das peças – edifício – integradas na candidatura do Porto Antigo a Patrimônio Mundial.
Durante a visita, passamos por escritórios e salas que vão engrandecendo de maneira gradativa: começamos com salas mais “simples” – ordenadas com madeiras vindas do Brasil e da África – até chegarmos a um salão de festas, decorado com ouro e pequenos detalhes criados especialmente para o salão.
O diferencial da parte decorativa está no uso de folhas que imitam madeira e ouro, uma das inovações da época de quando ele estava sendo construído. O único porém da visita é que não se pode tirar fotos, mas as lembranças ficam registradas na memória de um lugar luxuoso e espetacular.
Acabando a visita, você pode participar da degustação de alguns vinhos. Experimentei um vinho verde e um tinto; pelo meu paladar, que só aceita coisas mais doces, foram uma boa escolha, principalmente o vinho de uva verde, que quase lembra uma champanhe, mas tem um sabor bem mais apurado.
Confira mais informações no site oficial: www.palaciodabolsa.pt
:: Serviço ::
Palácio da Bolsa
Rua Ferreira Borges
4050-253 Porto
Tel.: 223 399 000 / Fax: 223 399 090
#PpowTravel #Portugal