Exercícios leves e alongamentos ajudam a manter musculatura e articulações em forma
1 – Deitar com as costas no chão. Passe uma faixa ou fita resistente ao redor de um pé e, segurando a fita esticada pelas pontas, eleve a perna reta. O quanto você a levanta não importa; o que conta é que ela esteja esticada. Manter por algum tempo, em respiração livre. Trocar e fazer o mesmo com a outra perna.
2 – Ainda na posição deitada, repetir o movimento de elevação da perna com a faixa e, depois de uma inspiração, expire e eleve a cabeça na direção do joelho. Não puxe o cinto, mas eleve-se pelo ventre e com algumas respirações. Repetir com o outro lado. Descanse e relaxe.
3 – Na posição sentada manter as plantas dos pés unidas deixando cair os joelhos lateralmente. Costas retas, coloque as mãos atrás dos quadris no chão. Pressione as mãos no chão para alongar os braços e expandir o tórax. Com as pernas estendidas no chão, pressione os joelhos ao mesmo tempo no chão fazendo uma leve tensão muscular, manter e depois soltar. Repita o exercício pelo menos 5 a 7 vezes.
4 – Ainda na posição sentada, com os joelhos altos, apoiar os pés no chão. Coloque entre os joelhos um rolinho e pressione-o depois solte varias vezes.
5 – Posição sentada, mãos apóiam no chão ao lado dos quadris. Dobrar os joelhos e elevar os pés do chão até onde puder. Com a prática você pode tentar tirar as mãos do chão ao mesmo tempo em que eleva os pés.
Alguns cuidados devem ser observados durante os exercícios, como não tensionar a área dos joelhos, ou não forçar demais quando estiver com algum problema muscular ou contração. A respiração sempre ajuda a trabalhar melhor essas áreas, trazendo força energética (prana) para as áreas com maior comprometimento.
Esses exercícios são algumas das variações para fortalecer a musculatura óssea dos joelhos, bem como as articulações.
Namaste