Português Souto de Moura entra para a galeria dos arquitetos notáveis
“Para mim, arquitetura é uma questão global. Não existe arquitetura ecológica, ou arquitetura inteligente, ou arquitetura sustentável – há apenas a boa arquitetura. Sempre haverá problemas que não podemos renegar; por exemplo, energia, fontes, custos, aspectos sociais – temos sempre que dar atenção a tudo isso.”
Convicção de Eduardo Souto de Moura que certamente contribuiu (junto ao seu consistente portfolio de projetos) para que fosse anunciado nesta segunda-feira (28/03) como vencedor do Prêmio Pritzker 2011, láurea comparada ao Nobel que contempla anualmente um arquiteto vivo e sua obra, ao ser esta uma clara expressão de talento, visão e comprometimento, segundo os parâmetros originais.
Criado pela família Pritzker, dona do conglomerado de hoteis Hyatt (e por isso mesmo interessada em arquitetura), para justamente suprir a falta da premiação sueca nesse campo, o prêmio segue os princípios que orientam o Nobel, com a seleção final feita por juri internacional, liderado pelo chairman referenciado como The Lord Palumbo, patrono das artes e da arquitetura da Grã Bretanha e conselheiro de diversas galerias e museus.
A premiação consiste de 100 mil dólares, uma medalha de bronze e, honra maior, ter o nome junto dos notáveis escolhidos desde 1979, entre os quais figuram os brasileiros Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).
Souto de Moura, de 58 anos, natural do Porto, onde vive, e já com vários prêmios internacionais no currículo, é o segundo português a conquistar o Pritzker. Antes dele, ganhou em 1992 Álvaro Siza, de quem o ainda estudante Moura foi assistente.
A cerimônia formal da premiação será no dia 2 de junho, no Andrew W. Mellon Auditorium, em Washington, D.C., considerado obra-prima da arquitetura americana.
Alguns projetos de Souto de Moura
Museu Paula Rêgo – Cascais, Portugal
Estádio de Braga – Braga, Portugal
Casa em Bom Jesus – Braga, Portugal
Adaptação para hotel do Convento Santa Maria do Bouro – Amares, Portugal
A “Casa Cinema”, criada para o cineasta Manoel de Oliveira – Porto, Portugal
A medalha do Prêmio Pritzker de Arquitetura é baseada em desenhos do famoso arquiteto de Chicago, Louis Sullivan, conhecido como o “pai dos arranha-céus”.
Fotos: Divulgação Prêmio Pritzker / Augusto Brázio (retrato) e Luis Ferreira Alves (projetos)