O jornal Metro desta quinta-feira (31/08) traz de encarte um informe publicitário sobre ações sustentáveis realizadas pelo Corinthians no ano do seu centenário. As ações do projeto chamado de “Jogando pelo Meio Ambiente”, parceria entre o clube e um banco, tem um principio interessante, no entanto, a pessoa que desenvolveu o informe publicitário não absorveu muito bem a ideia.
O encarte com 8 páginas enaltece muito os diversos eventos ecológicos do Corinthians, que merecem destaque, mas esquece de passar o mesmo pensamento ecológico no material utilizado na sua criação. Ao contrario dos jornais tradicionais, com fundo branco e as letras em preto, todo jornal foi pintado de preto e possui imagens coloridas imensas.
Um gasto de tinta inadmissível para a proposta que é passada pelo conteúdo. A tinta para impressão inclusive, se você fizer uma análise comparativa com outros líquidos, como petróleo, vinhos dos mais famosos, água entre outros, verá que é um dos mais caros do mundo. Além disso, muitos impactos ambientais estão envolvidos ao processo de produção de tinta, como emissão de diversos gases poluentes, geração de resíduos de embalagem pós-uso e gastos de energia e água.
A ação merece ser ressaltada, porém fica a dica, caso você pense em ajudar o planeta de alguma forma, ajude-o de todas as formas possíveis, pois cada gesto pode fazer a diferença para um mundo melhor.