No próximo dia 25 de setembro, sábado, a Represa de Guarapiranga será palco do 1º Rally Náutico Ecológico, iniciativa do Sailing Center Marina Atlântica, da ONG Fiscais da Natureza e parceiros, que visa chamar atenção e mobilizar a sociedade para a preservação do meio ambiente desta região de mananciais, a qual abastece aproximadamente 4 milhões de paulistanos com água potável.
Em entrevista ao PPOW, Maurício Teixeira de Almeida, dono da Marina Atlântica e idealizador do projeto, destacou: “um rally composto de diversas etapas (ou “pernas”), sendo uma delas focada na simbólica despoluição da represa, contando pontos o recolhimento de materiais e resíduos ali jogados, será capaz de atrair os interessados por esse tipo de competição esportiva e, ao mesmo tempo, cumprirá o papel de conscientizar as pessoas sobre a importância de manter a qualidade daquela água. Teremos um evento completo, com todo o material promocional, adesivos, camisetas, café da manhã e churrasco de encerramento. Ou seja, interessante para quem vier assistir também. Nosso objetivo é conquistar patrocinadores de peso, como a Sabesp, por exemplo, para tornar este acontecimento um campeonato anual de rally.”
Para este 1º Rally, a lista de prêmios inclui: criação, hospedagem e manutenção de um site por seis meses, fim de semana para casal no hotel Serhs Natal, jantares e almoços em diversos restaurantes, GPS Garmin, Bóia O’Brien, caixa térmica Regatta, caixas de vinho e caiaque.
A praia de São Paulo – Centro de lazer e esportes náuticos da cidade, com praias artificiais, clubes e marinas, a Guarapiranga é também refúgio de vida silvestre com alta diversidade de fauna e flora em sua área verde. Destaca-se ainda como ponto de descanso de aves em sua migração do norte da América do Norte para o sul da América do Sul.
Atualmente a represa sofre um grande desequilibrio ambiental causado pelo escoamento de esgoto doméstico e resíduos sólidos despejados por moradores de construções irregulares da região, além da proliferação de macrófitas (plantas aquáticas) que se alimentam destas impurezas, apropriando-se do oxigênio da água e bloqueando a passagem de luz necessária para sobrevivência dos animais que a habitam. Daí a importância de movimentos que interrompam esse processo destrutivo.
Serviço: 1º Rally Náutico Ecológico
Data e horário: 25 de setembro de 2010, a partir das 10 hs
Local: Sailing Center – Represa de Guarapiranga
Inscrição por pessoa: R$ 40,00
Informações: rallyambiental@gmail.com ou pelo tel. 11 5522-7100