Novos modelos de bicicletários públicos são instalados na orla do Rio de Janeiro
Na orla de Ipanema e Copacabana, os novos espaços devem suprir a necessidade do número de ciclistas da cidade, que cresce cada dia mais. A ação faz parte do programa Rio Capital da Bicicleta, cujo objetivo é gerar iniciativas que aumentem o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente. O modelo de bicicletário é feito de aço inox e foi criado pelo design Guto Índio da Costa, aprovado pelas secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente. A prefeitura vai instalar 18 unidades no canteiro central das avenidas Delfim Moreira e Vieira Solto, nos bairros do Leblon e de Ipanema, na Zona Sul da cidade.
Os bicicletários foram doados à cidade pelo Banco Itaú e serão instalados em substituição aos antigos, feitos com argolas de ferro. Além dos mobiliários padronizados, as avenidas também receberão novo paisagismo nos jardins do canteiro central. O banco também ficará responsável pela implantação e manutenção do jardim.
O programa Rio Capital da Bicicleta, da Secretaria do Meio Ambiente, planeja chegar a cerca de 300 km de ciclovias, ciclofaixas e pistas compartilhadas até o fim de 2012, e aumentar o número de vagas nos bicicletários. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, há três anos existiam 650 vagas destinadas a bicicletas. Atualmente, o número chega a três mil. Assim, a cidade carioca também pretende assumir a liderança latino-americana em quilômetros de ciclovias e superar Bogotá, capital da Colômbia.
Fonte: Info