Masp recebe exposição inédita de tesouros do Império Romano
Joias, mosaicos, afrescos, esculturas, vestimentas e outros objetos saem pela primeira vez da Itália, trazidos do Antiquário de Pompeia, da Galeria Uffizi e de importantes museus arqueológicos para ilustrar uma viagem a três séculos do período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano, de Júlio César (49 a.C. – 44 a.C.) e Augustus (27 a.C – 14 a.C) até Septímio Severo e seu filho Caracala, que reinaram entre 193 e 217.
No Masp a partir de 25 de janeiro de 2012, 370 peças desvendam hábitos e costumes do povo romano e seus imperadores na exposição ROMA – A Vida e os Imperadores, que integra o Momento Itália Brasil.
A curadoria, assinada por Guido Clemente, professor de História Romana da Universidade de Florença, em parceria com uma comissão de estudiosos e historiadores dos principais museus italianos de arqueologia, buscou privilegiar a abordagem dos imperadores de Roma do ponto de vista do exercício de seu poder e de suas diferentes personalidades.
“Tentamos colocar o poder imperial em perspectiva e lidar com o que o Império realmente foi. Neste sentido, tratamos da vida social e familiar, da escravidão, da economia, dos hábitos diários, da religião, dos costumes, do trabalho, das casas dos ricos e da forma como os menos afortunados viviam”, explica o curador.
Entre os destaques estão três paredes com afrescos da Vila de Pompéia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias.
:: Serviço ::
De 25 de janeiro a 1 de abril de 2012
Roma – A Vida e os Imperadores
Masp – Museu de Arte de São Paulo
Avenida Psulista, 1578
Terças a domingos e feriados, das 11h às 18h. Quintas-feiras das 11h às 20h. A bilheteria fecha sempre 30 minutos antes.
Ingressos: R$15,00. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes pagam R$7,00. Visitantes até 10 anos e acima de 60 anos de idade têm entrada gratuita.
Fonte: MASP
Fotos: Reprodução