Agência de viagens realiza em novembro um roteiro pelas vinícolas do sul da Argentina

Para conhecer as sensações e sabores da região norte da Patagônia, de 6 a 13 de novembro, a Donato Viagens em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), entidade de grande prestígio no universo enológico do Brasil, elaborou um roteiro para os apreciadores de vinho e gastronomia com a proposta de percorrer os vinhedos e as bodegas patagônicas, sob a orientação do Dr. Mario Telles, vice-presidente da ABS e responsável pela seleção das propriedades a serem visitadas.

Este roteiro, marcado pela imersão do cliente no requintado universo enogastronômico, é uma viagem exclusiva, pois alia informações embasadas no profundo conhecimento do acompanhante da ABS, aos passeios e degustações de vinhos nas mais charmosas e, muitas vezes, inexploradas bodegas da região.

A Patagônia possui duas estações do ano bem definidas, ou seja, invernos frios e verões secos, e apresenta um ótimo “terroir” para a produção de vinhos. Na porção argentina, esses fatores climáticos se repetem todos os anos, o que torna os vinhedos localizados no Vale de San Patricio atrativos para os mais exigentes paladares.

O ponto de partida das visitas é a Bodega del Fin del Mundo, localizada em Neuquén, cidade mais importante da Patagônia. Nesta bodega, fundada em 1996, é possível apreciar rótulos como Chardonnay e Syrah. Na Bodega Noemia, que tem vinhedos plantados desde a década de 30, a especialidade são os Malbecs, entre os melhores do país. Já para os que preferem vinhos como o Cabernet Franc e Pinot Noir, as produtoras especialistas são, respectivamente, a Bodega Humberto Canale, que envelhece a bebida em barris de carvalho francês, e a Chacra, que utiliza técnicas manuais com leve influência da mecanização. A despedida acontece com uma degustação na Bodega Shoereder, famosa por seu rótulo Saurus.

Esta mesma região possui ainda um atrativo que vai além da produção de vinhos. Trata-se de um importante centro de escavações de fósseis de dinossauros. E o que isso tem haver com enogastronomia? O fato é que algumas descobertas foram feitas dentro dos vinhedos, o que inclusive denomina alguns rótulos da região como os da bodega Shoereder. A visita ocorrerá no sitio Paleontológico de Lago Barreales, onde já foram descobertos mais de 400 fósseis.

A viagem conta ainda com uma estada de três noites em Buenos Aires, que contempla visitas aos principais pontos de interesse da cidade, seus monumentos, parques e praças, lojas e galerias. O grupo se despede da capital argentina com um saboroso jantar no restaurante Experiência Del Fin Del Mundo.

O roteiro, com quatro noites em Neuquén e três em Buenos Aires, sai por US$ 2.489 dólares por pessoa em apartamento duplo. Inclui passagens aéreas, sete noites de hospedagem em hotéis de categoria quatro estrelas, cinco degustações e quatro refeições, visita ao sítio paleontológico e também a uma chácara de produção agrícola, traslados em ônibus privativo e acompanhamento de membros da ABS e Donato Viagens.

Para mais informações, ligue (11) 5052-4252 e 3384-7472 ou acesse www.donatoviagens.com.br