1ª Oktoberfest de São Paulo homenageará Berlim, com atrações voltadas ao público jovem durante as noites de Berlim Nacht
A mais tradicional festa cultural da cidade de Munique (Alemanha) chega pela primeira vez à maior metrópole da América Latina, vestindo e contagiando a cidade de São Paulo com as cores, a cultura e o jeito alemão de festejar. Marcado para acontecer durante os dias 23, 24 e 25 de novembro, o maior evento da cultura germânica do mundo desembarca na capital paulista, a cidade das experiências, com o objetivo de se tornar um grande festival da cultura alemã no calendário paulistano e nacional.
Para garantir que a 1ª Oktoberfest de São Paulo se torne um elo entre os costumes de ambas as cidades (Munique e São Paulo), a Tedesco Comunicação, idealizadora e executora do evento, está investindo cerca de R$ 8 milhões somente na infraestrutura do evento. O Pavilhão de Exposições do Anhembi, um dos maiores centros de exposições da América Latina, foi escolhido para ser o palco que adotará as características típicas de um vilarejo da cidade de Munique do século XIX.
“A ideia é trazer essa atmosfera original alemã para se fundir com a de São Paulo. Queremos fazer da primeira edição uma experiência memorável, que entrará para a história da capital e que continuará a ser contada ano após ano, e geração após geração”, afirma Madelon Tedesco, diretora de operações da Tedesco Comunicação.
Assim como nas festas que celebram a cultura alemã no sul do país como em Blumenau (SC) e em Santa Cruz do Sul (RS), a Brahma será o chopp e a cerveja oficial da primeira Oktoberfest de São Paulo, o que reforça o posicionamento da marca em fomentar as manifestações culturais regionais.
“Temos uma história com a comunidade alemã. Desde 1990 participamos das celebrações, contribuindo para seu desenvolvimento e expansão. Mais do que um patrocínio, o objetivo de Brahma é ajudar a promover aOktoberfest em São Paulo, fomentando assim a rica cultura alemã”, ressalta André Clemente, gerente nacional de eventos da Ambev.
Para construir esta história, a Tedesco Comunicação, agência especializada em marketing promocional e eventos de grande porte, conta com o apoio e parceria da São Paulo Turismo, do Centro de Turismo Alemão – ligado ao Governo da Alemanha, Mercado Municipal Paulistano e Oktoberfest de Blumenau.
A expertise de oito anos na organização de outros festivais da cultura alemã no Brasil, entre Blumenau (SC), Santa Cruz do Sul (RS), Ponta Grossa (PR) e Rio de Janeiro (RJ), motivou a agência a investir também na cidade multicultural.
“O nosso know-how na realização de outras Oktoberfests nos deu a clara noção da repercussão que o festival poderia ter aqui em São Paulo, uma cidade de muitas faces, com mais de 70 nacionalidades, dentre as quais os próprios alemães, que também contribuíram para a construção da capital”, explica a diretora.
De acordo com a organizadora do evento, a 1ª Oktoberfest de São Paulo proporcionará, nos três dias de festival, momentos e atrações típicas, com bandas germânicas do Brasil e da Alemanha que prometem animar e mostrar ao público os costumes da região da Baviera. Comidas e bebidas típicas preenchem o cardápio, que inclui também o tradicional chope, o elixir que brinda a alegria do povo alemão.
O evento será formatado para atingir principalmente dois públicos: famílias e jovens. Durante o dia, muita música, apresentações típicas e comidas marcam a festividade. À noite, a Berlin Nacht (Noite de Berlim), agitará o pavilhão, ao som de música eletrônica comandada por DJ’s diretamente de Berlim e do Brasil.
“São Paulo se tornou um grande centro da gastronomia, da moda e da diversidade. A metrópole conta com 19,6 milhões de habitantes e recebe mais de 11 milhões de turistas por ano. A Oktoberfest chega para ser o evento que faltava a esse pluralismo paulistano, com um tom caracteristicamente alemão, que atrai o estilo paulista multicultural. Estamos produzindo um evento de estilo germânico, mas que tenha a cara de São Paulo”, pontua Madelon.
A edição de São Paulo encerrará o calendário de eventos da Oktoberfest. Após passar por Munique, Blumenau (SC) e Santa Cruz do Sul (RS), a terra da garoa dará o desfecho de ouro à série, que contará com a presença dos representantes da Oktoberfest das três cidades.
Berlin Nacht
Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, as madrugadas da capital paulista serão totalmente transformadas em uma verdadeira balada de Berlim. Tema principal da 1ª Oktoberfest de São Paulo, a capital da Alemanha também desembarca em São Paulo com seus DJ’s e bandas, trazendo os elementos da música eletrônica e o agito à lá berlinense, que contaminarão o público presente ao evento.
O Berlin Nacht se mistura à famosa “Night Paulistana” com o propósito de convergirem para um só efeito: levar muita música, dança e propiciar o encontro entre duas grandes metrópoles que possuem traços e histórias distintas, porém muito próximas na maneira de comemorar.
“Berlim é conhecida por ter a melhor noite do mundo, além de ser referência em música eletrônica. Este ‘espírito’ da vida noturna de Berlim combina perfeitamente com a disposição do público paulistano, exigente e boêmio”, completa Madelon.
Cerveja e Gastronomia
Além do Chopp Brahma (Claro e Black), os frequentadores poderão apreciar também as cervejas Premium da Ambev e as internacionais que já são referências na festa na Alemanha. Entre elas: o Chopp Bohemia; o Chopp Stella Artois, que será oferecido pela primeira vez aos apreciadores de cerveja no Brasil.
A gastronomia também é uma marca da Oktoberfest de São Paulo, que permitirá a cada participante a experiência de degustar pratos típicos e criados exclusivamente para o evento. Para isso, a Tedesco Comunicação firmou diversas parcerias para trazer ao festival os principais destaques da culinária alemã.
As raízes germânicas também marcam presença no show gastronômico da Oktoberfest Paulista. O Bar do Alemão, tradicional restaurante de Itu (SP), traz ao evento suas especialidades em pratos clássicos da terra da alegria, em um restaurante montado exclusivamente para o público da Oktoberfest de São Paulo. O pavilhão terá também mais um restaurante, responsável por oferecer outras exclusividades da culinária germânica, vindo de Blumenau (SC).
Outras iguarias criadas para a festa são os salsichões no palito e a coxa de peru, fornecidos pela tradicional empresa de frios embutidos, Berna, responsável pela produção destes aperitivos.
Prometendo inovações durante a realização do evento, a Frigor Hans com mais de 20 anos atuando com frios e embutidos, levará toda a sua gama da linha Premium. O quase centenário produtor gaúcho de doces, Castelinho Caracol, construído por alemães, será responsável por oferecer as sobremesas da festança.
O Festival ainda conta com um ponto de Lebkuchen, o tradicional biscoito em forma de coração que poderá ser personalizado na hora, tornando-se uma atração à parte. Outra novidade será o pão alemão Bretzel, que virá diretamente de Munique.
Símbolo maior de toda a celebração, o chope será fornecido pela Brahma, da Ambev. A empresa, fornecedora oficial das bebidas que serão vendidas durante os três dias de realização da 1ª Oktoberfest de São Paulo, também levará marcas como Bohemia, Stella Artois e cervejas alemãs que já fazem parte da festa de Munique.
“O cardápio é uma das ‘celebridades’ da comemoração. Trazer toda essa diversidade para São Paulo é um respeito à história do evento e uma experiência inédita para os paulistanos, que poderão comer e beber tendo a sensação de participar de uma edição na cidade de Munique”, revela Madelon Tedesco.
Estrutura
O Pavilhão de exposições do Anhembi, local oferecido pela SP Turis, será totalmente moldado como uma vila alemã, e comportará cerca de 100 mil pessoas na 1ª Oktoberfest de São Paulo. O palco, onde se apresentarão 13 bandas e seis DJ’s, além de grupos folclóricos com trajes que remetem ao estilo tradicional da Baviera, terá 350 metros quadrados. A área ocupada pelo evento ultrapassa 25 mil metros quadrados.
A estrutura será toda ambientada com as cores e estilo tradicional da Oktoberfest da Baviera. Serão disponibilizados camarotes VIPs para 20 e 120 pessoas, além dos espaços Premium, que contarão com serviços diferenciados. Na pista, quatro bares estarão abertos para o consumo do público geral, além de dois restaurantes que venderão as comidas tão conhecidas do país europeu.
Somadas a esta estrutura, estarão pontos de alimentação, casa de chá para a apreciação do famoso apfelstrudel da família Franzen de Canela (RS), do bretzel, mais conhecido como cachorro quente alemão, batata assada e do próprio lebkuchen, além de pontos de apoio e uma loja exclusiva de produtos daOktoberfest de São Paulo.
Na 1ª edição desta festa, a Tedesco Comunicação inovou ao preparar quatro áreas específicas para alimentação, separadas por boxes, onde o público da pista (de aproximadamente 10 mil metros quadrados) poderá usufruir de uma estrutura exclusiva. Cerca de R$ 8 milhões foram direcionados para a preparação de toda a infraestrutura do evento. Mais de cinco mil pessoas estão sendo contratadas para auxiliar no staff e na segurança de toda a festa.