Ponte é projetada para gerar energia solar e eólica
Para aproveitar o espaço inutilizado de um viaduto, o governo da região da Calábria, na Itália, fez o concurso Solar Park South para buscar as melhores ideias e propostas sustentáveis para reformá-lo. Um dos projetos apresentados foi desenvolvido pelos arquitetos italianos Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino, que apostaram na produção de energia limpa no novo ambiente.
Batizado de “Solar Wind”, o projeto integra 26 turbinas eólicas que podem gerar 36 milhões de quilowatts por ano. Além disso, ao longo dos 22 quilômetros de pista, serão instalados painéis solares, que produz mais 11,2 milhões de quilowatts. A soma da produção de energia eólica e solar seria suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 15 mil casas.
Outras áreas da ponte seriam transformadas em um parque, com lugares para o motorista estacionar o carro e apreciar a vista. Apesar de ser uma brilhante ideia, o Solar Wind ficou com o segundo lugar no concurso Solar Park South e ganhou uma premiação de 7,5 mil euros (cerca de R$ 17 mil).