Estações de esqui no Chile e na Argentina têm muitas atrações para todas as idades
Começamos a época da neve na América do Sul com muitas atrações e diversão garantida até setembro. Muitos brasileiros aproveitam essa época para explorar as estações de esqui nos países vizinhos, como Argentina e Chile. Esses lugares têm pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders, instrutores, várias opções de hospedagem e atividades legais para curtir depois do esqui.
Bariloche, na Argentina, é o destino de inverno mais famoso de todos. Tem paisagens lindas com lagos, montanhas cheias de neve e vegetação exuberante. A cidade é encantadora, com um Centro Cívico charmoso onde dá pra encontrar restaurantes bacanas, muitas lojinhas e fábricas de chocolate artesanais. E ainda tem vários centros de esqui pertinho, a uns 30 minutos de carro no máximo.
O Cerro Catedral é ótimo pra fazer um bate-volta. Com mais de 80 anos de história, o complexo tem 30 meios de elevação, mais de 60 pistas pra esquiar e fazer snowboard, além de um Snow Park com obstáculos pra quem curte manobras radicais e um Play Park pra famílias e iniciantes que estão aprendendo a esquiar.
Durante a viagem em Bariloche, vale a pena dar um pulinho no Centro de Ski Nórdico, que tem esqui, passeios de quadriciclo com esteira e caminhadas com raquetes de neve. E também tem as estações de Piedras Blancas e Ski Centenario, onde dá pra praticar esportes de inverno, fazer snow tubing e outras atividades divertidas.
Já pra quem escolhe viajar pro Chile, não precisa ir muito longe de Santiago pra encontrar as melhores estações de esqui do país. Se você tá hospedado na capital, a dica é planejar uns passeios rápidos pros complexos de El Colorado, La Parva e Farellones, que ficam a menos de duas horas de carro.
O El Colorado tem mais de 40 km de pistas e 19 teleféricos. É conhecido pela escola de esqui e snowboard, onde dá pra fazer aulas particulares ou em grupo pra todas as idades e níveis. Eles também têm professores especializados em atividades adaptadas pra pessoas com deficiência.
La Parva, a 2.700 metros de altura, tem mais de 30 pistas. É uma boa opção pra aprender a esquiar, tirar fotos incríveis das paisagens naturais e aproveitar as comidas gostosas nos sete restaurantes disponíveis. Já Farellones é o destino ideal pra quem quer fazer coisas diferentes além dos esportes tradicionais, como tubing, tirolesa e até passeios na neve de bicicleta adaptada.
Se você tiver mais tempo no roteiro, é legal se hospedar uns dias nas estações de Valle Nevado e Portillo, que também ficam perto de Santiago, cerca de 1h30min e 2h30min de carro, respectivamente. Assim dá pra aproveitar ao máximo os complexos enormes e explorar todas as atividades disponíveis.
Valle Nevado tem três hotéis, escola de esqui e snowboard, e algumas das pistas mais altas do Chile, com mais de 3 mil metros de altitude.
Dá pra praticar até Heli-Ski lá. Tem também boutiques, restaurantes, bares, lounges, biblioteca, spa, academia e cinema pra curtir depois do esqui.
Portillo tem quatro opções de hospedagem na montanha, com hotel, lodges e chalés charmosos. A estação tem mais de 30 pistas, instrutores especializados e atividades de lazer pra todas as idades, como concursos de fantasia, partidas de vôlei e até esqui pra terceira idade. Tem também piscina com jacuzzi, restaurantes top, bar e experiências como degustação de vinhos.
Outra região muito legal pra aproveitar a temporada de neve no Chile é Osorno, conhecida pelos lagos e vulcões. Além das paisagens incríveis, dá pra aproveitar as águas termais de Puyehue e as estações de esqui sensacionais.
Uma opção pertinho de Osorno é Antillanca, a uns 1h30min de carro. Rodeada pelo Parque Nacional Puyehue, é um resort com hospedagem, 28 pistas pra esportes de neve, restaurantes e trilhas incríveis pra admirar o Vulcão Casablanca.
Também dá pra estender o passeio pra cidades como Frutillar e Puerto Varas. A segunda tem o Centro de Esqui Vulcão Osorno, com ótimas pistas, Snowpark e atividades como caminhadas com raquetes. Eles têm um Café & Restaurante que serve lanches rápidos, refeições completas e licores deliciosos.
Agradecemos o apoio de AD Comunicação.