Inaugurado em outubro 2014, o refúgio cinco estrelas no bairro Lastarria conta com bar e piscina no rooftop, restaurante de alta gastronomia típica e SPA com tratamentos inéditos no país.
Próximo ao Morro Santa Lucia, Centro Gabriela Mistral e aos museus de Belas Artes, Arte Contemporânea e Artes Visuais, está o novo hotel de luxo da capital chilena. Como um oásis em plena metrópole, The Singular Santiago não poderia estar melhor localizado: O bairro Lastarria é um mix de arte, música, cinema, teatro, literatura, design e gastronomia que fomenta o intelecto da elite local e do viajante global, interessado também em conhecer a identidade do país e de seu povo. Só ali é possível caminhar tranquilamente pelas ruas arborizadas, observando as construções de estilo europeu. Não à toa, o bairro burguês foi nomeado Zona Típica e é protegido oficialmente por sua herança arquitetônica. Surpreende, então, que o edifício de nove andares seja completamente novo, pois se funde discretamente com o entorno. Aí está o conceito-chave do Singular Hotels, pertencente à família Sahli (com centenária experiência no mercado hoteleiro): desenvolver projetos que unam natureza, arquitetura e história. Um bom exemplo é a primeira propriedade da rede, The Singular Patagônia (em Puerto Bories), cujo espaço era um frigorífico e em 2011 foi transformado em um premiado hotel.
ARQUITETURA
Cada um dos 62 quartos, que vão de 25 a 80m2, possuem décor único, mesclando a elegância do neoclássico francês com um twist moderno do início do século 20. Por fora, tijolos feitos à mão e pedras naturais dão forma às sacadas projetadas pelo renomado escritório Prieto Schaeffer Architects liderado por Federico Prieto. Por dentro, madeira, mármore e papéis de parede compõem uma atmosfera acolhedora, mérito do aclamado designer de interiores chileno Enrique Concha. Ambos priorizaram materiais nobres e orgânicos, promovendo ainda, um uso eficiente e sustentável da luz do sol e da ventilação de ar.
A proximidade com a natureza, aliás, é outro diferencial do hotel: refeições podem ser saboreadas sob a copa das árvores no terraço do restaurante, no primeiro piso; e é possível curtir a piscina ao ar livre ou beber um drinque, apreciando a vista privilegiada para o Parque Forestal no Sky Bar & Longe, no nono andar.
Aberto ao público, o rooftop tem sido cenário de happy hours animados no verão.
O SPA
Único do Chile com conceito que explora os cinco sentidos e os sete chakras, o Wellness Spa do The Singular Santiago merece um capítulo à parte. São quatro salas de tratamento, jacuzzi, sauna e área reservada só para mulheres. Os tratamentos combinam cromoterapia, aromaterapia, gemoterapia, massoterapia, musicoterapia e hidroterapia, buscando fortalecer os centros energéticos e proporcionar um equilíbrio físico, mental e espiritual. Cada ritual – são sete, como os chakras – começa com um banho de imersão em óleos essenciais e flores, seguido por massagens faciais e corporais focando em determinado chakra, escolhido pelo hóspede. O centro de bem-estar conta ainda com academia, munida de equipamentos de TRX, ioga e aparelhos cardiovasculares. Vale dizer ainda que o hotel é kids friendly e disponibiliza serviço de baby sitter.
A ALTA GASTRONOMIA
Com duas salas para 30 pessoas cada e um pátio no exterior para outras 20, o restaurante acomoda e atrai também não hóspedes com seu menu originalmente francês, mas repleto de especialidades típicas chilenas como chañaral, penca, arpoe, guanaco, congrio e ostras – os chefs Laurent Pasqualetto e Alvaro Romero brincam com técnicas da culinária francesa e ingredientes locais. E já que vinho é orgulho nacional, o The Singular Santiago oferece umacarta com mais de 50 rótulos e almoços ou jantares harmonizados para até 10 pessoas dentro da própria cave.