Gerente de Lazer do Broa Golf Resort
Há 200 km da capital paulista está localizado o Broa Golf Resort, na cidade de Itirapina. Fomos visitar o resort, que é referência em diversão e lazer, onde é possível praticar esportes radicais, entrar em contato com a natureza, encontrar lazer para toda a família e ainda jogar golfe, praticar esportes aquáticos e realizar eventos especiais.
E para saber mais sobre o funcionamento do Broa Golf Resort, conversamos com o Thiago Araújo, Gerente de Lazer. Confira o nosso bate papo:
Como começou a sua história no Broa Golf Resort?
O hotel antigamente era a Pousada do Broa e há cerca de 5 anos virou o Broa Golf Resort. Eu sou o primeiro monitor da área de lazer neste novo sistema, que antigamente não existia. Quando cheguei aqui não tinha quase nada, apenas bicicletas e pequenos passeios.
Aos poucos nós fomos aumentando as atividades, acrescentando uma a uma como a parede de escalada, paintball, tirolesa, arco e flecha, além do rafting e boia cross para aproveitar o rio.
Quantas atividades o resort possui atualmente?
Temos a vontade de ser um dos maiores hotéis em opções de entretenimento para os nossos hóspedes. Hoje temos cerca de 11 atividades de lazer, sendo divididas em atividades de aventura, para família e náuticas.
Atualmente, onde se concentram as atividades do Broa Golf Resort?
As atividades se concentram no que tem dentro do resort, a represa e a fazenda, que também faz parte do Broa Golf Resort. Tem a parte do golfe, a parte do rio e fora tudo isso, ainda podemos ir para a cidade Itirapina e Brotas, que ficam muito perto e Analândia, que fica no máximo a 40 min. Podemos fazer uma programação em outras cidades além do que oferecemos aqui.
Tem cachoeira também aqui perto. A mais famosa é a cachoeira do Saltão, com 75 m. Lá tem rapel, tirolesa, mais duas cachoeiras, fora a do Saltão.
Qual atividade vem fazendo bastante sucesso?
O Stand Up é uma atividade que vem crescendo muito e estamos até pensando em crescer a área onde é possível praticar a modalidade.
O Broa Golf Resort tem a pretensão de expandir ainda mais as atividades?
Estamos em uma posição muito boa da região. O clima favorece muito a gente. E nós temos uma represa. Que hotel hoje tem uma represa onde você pode nadar? Nós somos muito procurados por apreciadores de esportes náuticos e queremos abrir ainda mais esse leque, sempre pensando na segurança em primeiro lugar.
Outro leque que queremos abrir mais é o de aventura. Atualmente temos o rafiting, o boia cross, a escalada e o paintball, mas como perto de Brotas, que é hoje uma cidade de aventura, queremos desenvolver ainda mais esse ponto. Além disso, queremos abrir o arborismo e mexer um pouco mais com vertical como o rapel e assim ir crescendo cada vez mais em opções.
Para os amantes de tênis, quais as instalações que eles podem desfrutar do resort?
Temos um centro de tênis, que são 7 quadras, sendo 6 delas iluminadas, todas com de piso tipo lisonda, que é um piso rápido. Somos bastante procurados para eventos e torneios de tênis pela questão da nossa quantidade de quadras.
Certa vez até trouxemos o Fernando Meligeni para uma clínica e realizamos um torneio para 100 atletas.
E para o golfe?
Temos um dos melhores campos de golfe do país, com uma área de 300 mil m2, 9 buracos com 4 tees de saída (par 72 para duas voltas) totalizando 6.434 jardas, driving range de 300 jardas e o puting Green, onde o pessoal fica treinando nos buracos.
Também as clínicas de golfe, onde levamos os hóspedes. É muito impressionante, o pessoal adora. Já está virando tradicional isso.
Entre os passeios, qual é o grande destaque?
O mais famoso mesmo é o passeio de trator, onde as pessoas vão conhecer o FBO que é o Fixed Base Operantion – Base Fixa de Operações, o hangar onde fica o museu de aviação e também o Criadouro Conservacionista, que é o IFAB – Instituto Fernando de Arruda Botelho, onde vivem cerca de 25 espécies de aves, répteis e mamíferos, com um total de aproximadamente 80 animais.
O passeio é de um trenzinho puxado por um trator, que leva até 35 pessoas e a gente tem mais um que cabe 15 pessoas. O trajeto pode ser realizado também por carro e caminhada. Praticamente a gente esvazia o hotel para fazer esse passeio, que já existe há 6 anos, todo domingo às 10 h da manhã.
Como funciona a preparação dos monitores?
Eu trabalho na área de recreação há 10 anos e sei como é importante esta função.
Todos os monitores quando chegam aqui recebem um treinamento operacional para trabalhar e alguns dos quesitos principais são gostar de criança e ter bastante paciência. Eles recebem um treinamento de 2/3 dias, com procedimentos, de como funciona, de atividades, para ter esse know how de atividades, sempre fazendo reuniões.
Eles ficam das 9h às 22h e tem uma programação diária, toda ela planejada e pensada para todos os perfis de hóspedes. Temos atividades de 4 a 6 anos, de 7 a 14 e os adultos, onde fazemos muito mais esportes.
Caminhada, vôlei, taco e nosso tradicional futebol das 17h. À noite sempre tem uma atividade noturna para os adultos. Um stop, um bingo recreativo, música ao vivo, para o pessoal se divertir e ficar mais a vontade.
Como funciona o Broa Fly-In?
O Broa Fly-In é hoje um dos maiores eventos aeronáuticos do Brasil. Ano retrasado recebemos cerca de 6 mil pessoas, com shows aéreos, um feira dentro dos hangares, onde alguns dos organizadores apresentam seus produtos para o público. E o pessoal gosta muito do show aéreo e esquadrilha da fumaça.
É um evento muito familiar, as crianças adoram. Vamos com o pessoal da recreação para lá fazer brincadeiras e oficinas de avião.
Nosso editor viajou a região a convite do Broa Golf Resort e da Assimptur – Assessoria de Imprensa