Explore as belezas da fauna e da flora do Parque Nacional Torres del Paine

Dividida entre o Chile e a Argentina, não à toa a Patagônia foi eleita o melhor destino de ecoturismo no exterior pelo Prêmio VT 2012/2013 – concedido pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, uma das principais publicações do setor. Montanhas, glaciares e lagos repletos de flamingos fazem do lugar o mais espetacular e exótico cenário para fotografar – seja com a máquina ou com a memória.

Do lado chileno, todas as lentes – literalmente – debruçam-se sobre o Parque Nacional Torres del Paine, com suas geleiras, cascatas, florestas e trilhas fascinantes. E é nesta combinação de natureza selvagem e destino turístico acolhedor que acontece o safári fotográfico do Tierra Patagonia Hotel & Spa.

O roteiro de seis dias – entre 16 e 22 de setembro –, desenvolvido especialmente para os amantes de fotografia e da natureza, promete deixar boquiabertos até os mais experientes fotógrafos. Não importa para onde se desvie o olhar, lá estão paisagens tão perfeitas que é quase impossível não registrá-las. Por isso, a dica é levar a maior quantidade possível de gadgets para armazenamento.

Lago Sarmiento - Torres Del Paine

Lago Sarmiento – Torres Del Paine

Depois de instalados no hotel e devidamente instruídos sobre a programação do safári, os participantes começam o segundo dia da viagem, e primeiro da aventura, com um incentivo quase celestial: as cores do amanhecer patagônico no belíssimo Lago Sarmiento. A primeira parada é a Laguna Amarga, passando por Cañadón Macho, onde geralmente estão reunidas grandes manadas de guanacos (parentes próximos dos lhamas). Em seguida, a expedição cruza o pampa patagônico rumo à cristalina Laguna Azul. Com a lagoa como pano de fundo, os participantes almoçarão e poderão conhecer a grande diversidade de aves e raposas que descansam por ali.

Laguna Armada - Torres Del Paine

Laguna Armada – Torres Del Paine

 

Laguna Azul - Torres Del Paine

Laguna Azul – Torres Del Paine

No dia seguinte a expedição explora, ainda antes do amanhecer, a estância pecuarista de Cerro Guido, uma das maiores e mais atraentes do país – símbolo histórico e cultural da região. Ali, poderão registrar cenas dos primeiros raios de sol.

Cerro Guido - Patagonia

Cerro Guido – Patagonia

Depois, os viajantes retornam ao hotel para o café da manhã e iniciam uma caminhada até as “Condoreras”, um paredão com uma vista privilegiada do Lago Sarmiento: 360 graus. Visitas à Laguna Verde e à Estância Lago – com seu espetacular bosque magalhânico – também fazem parte do roteiro.

Lago Nordenskjold - Patagonia

Lago Nordenskjold – Patagonia

O amanhecer do quarto dia do safári fotográfico será às margens do Lago Nordenskjold, com a incrível paisagem do Valle del Francés. Os lagos Sarmiento e Pehoé também serão visitados neste dia. O ponto alto da expedição, no entanto, fica por conta de Salto Grande, uma das mais impressionantes cascatas de Torres del Paine, que representa o poder e a força da água na Patagônia.

Cascata Salto Grande - Patagonia

Cascata Salto Grande – Patagonia

E as emoções não param por aí. O último dia de safári reserva um dos mais esperados momentos da viagem: o lago e o glacial Grey, com suas águas cristalinas e impressionantes paredes de gelo que arrebatam turistas e nativos a cada nova visita.

Lago & Glaciar Grey - Patagonia

Lago & Glaciar Grey – Patagonia

Depois de buscar por pássaros carpinteiros e raposas e de um piquenique nas margens do rio Pingo, além de outras atrações, os aventureiros encerram a viagem com um coquetel e uma exposição do melhor material fotográfico registrado durante a expedição. No dia seguinte, os participantes embarcam em um traslado até o aeroporto de Punta Arenas.

Puma na Patagonia

Puma na Patagonia

O roteiro pré-estabelecido pode ser modificado a qualquer momento para a expedição ir ao encontro do puma, o grande astro do safári. As condições climáticas também podem alterar o rumo do itinerário. As excursões serão acompanhadas pela fotógrafa Pia Vergara, a veterinária, guia profissional e fotógrafa de natureza, Cristina Harboe, e pelo também fotógrafo, guia e biólogo, Rodrigo Zúñiga.

O safári custa a partir de US$ 4700 por pessoa (para grupos com no mínimo seis integrantes), em acomodação dupla e inclui cinco noites de hospedagem com todas as refeições e bebidas – com vinhos e licores da casa. Também estão incluídos no preço traslados, uso do Uma Spa, piscina aquecida, hidromassagem, cascatas de água e Jacuzzi externa, excursões diárias guiadas pelo fotógrafo e a equipe de procura ao puma, entradas para o Parque Nacional e navegação no Lago Grey. O valor não contempla equipamentos fotográficos e custo de massagens ou terapias no Uma Spa.

Mais informações podem ser obtidas no site Tierra Patagonia Hotel & Spa ou pelo telefone 0800.8918522 (Brasil).

Veja a galeria completa de imagens:

#fotografia