A China em fotos de Nahas, Mancini e Barcellos, na Pinacoteca SP

Foto de Maurício Nahas

Depois de viajar por 40 dias pela China em 2010, os fotógrafos Mauricio Nahas, Paulo Mancini e Ricardo Barcellos voltaram com um acervo de imagens documentais, retratos, cenas cotidianas e expressões religiosas pronto a complementar o trabalho Trilogia Vermelha, que inclui as séries/exposições sobre Cuba (“Era Uma Vez em Havana”, 2005) e Rússia (“Cosmos, Três Olhares Sobre a Rússia”, 2007).

Cena Urbana em Lijiang, M. Nahas; Templo de Deng Fang, P. Mancini; Cena Urbana em Shangai, R. Barcellos

De 9 de abril a 3 de julho, a Pinacoteca de São Paulo exibe a seleção de cerca de 60 imagens captadas em Pequin (Beijing) e outras 18 cidades e províncias chinesas (além de mais 20 das séries cubana e russa).

“A importância deste projeto se dá pela possibilidade de reunir três fotógrafos com olhares diferentes, em três países muito distintos e isso, de certa maneira, provoca um possível diálogo entre a fotografia documental e o retrato. Nesse momento em que o olhar da fotografia moderna é tão fragmentado, a Trilogia Vermelha China propõe um discurso de entendimento entre as linguagens de cada um desses artistas”, ressalta o curador da mostra, Diógenes Moura.

De 9 de abril a 3 de julho de 2011
Trilogia Vermelha
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2, Luz, São Paulo, SP
Tel. (011) 3324-1000
Terça a domingo, das 10 às 18 horas
Ingresso: R$ 6 (grátis aos sábados)

Fotos: Reprodução/Divulgação

#fotografia