Iluminação gerada a partir de água em garrafas pet traz conforto e economia para comunidades carentes
Para os milhões de pessoas que vivem em comunidades privadas de luz elétrica a solução adotada em bairros mais pobres de Manila, nas Filipinas, é uma grande solução para trazer o conforto da luminosidade para dentro de casa sem gastar com eletricidade. Lá, os barracos não têm janelas para a entrada de luz natural, deixando os moradores em completa escuridão ou com a única opção do uso de lâmpadas elétricas durante todo o dia. No entanto, um novo projeto chamado Litro de Luz visa resolver esse dilema através de uma tecnologia inesperada e altamente acessível: garrafas pet.
Quando cheias de água (com algumas gotas de água sanitária para manter sem algas) e perfeitamente inseridas em buracos recortados no telhado, as garrafas de plástico refratam os raios do sol, espalhando cerca de 55 watts de luz através de um suposto quarto escuro. A nova fonte de iluminação pode ser instalada em menos de uma hora, e tem a duração de cinco anos. O projeto Litro de Luz já criou 10 mil lâmpadas-garrafas solares em casas por toda Manila e Laguna, a província adjacente. Illac Diaz, o empreendedor social por trás do projeto, acredita que a fonte de luz sustentável e de baixo custo pode aumentar o padrão de vida dessas comunidades, resultado da economia com a conta de eletricidade mensal.
Essas lâmpadas já foram utilizadas anteriormente no Brasil, onde um mecânico passou a usar a técnica durante a escassez de energia em São Paulo.
Mesmo sendo funcionais somente durante o dia, as lâmpadas-garrafas representam um grande passo para reduzir a pobreza e contribuir para a independência energética.
Mais informações no site oficial do projeto, clique aqui!