Dia de São Valentim, mais um bom motivo para celebrar o amor e a amizade
Depois do Halloween e do Thanksgiving, outro feriado estrangeiro que começa a ser adotado por aqui é o Valentine’s Day, ou Dia dos Namorados (na verdade, Dia do Afeto e da Amizade), comemorado no hemisfério norte no dia 14 de fevereiro.
Pra quem quiser celebrar a data – ou somar a comemoração ao nosso 12 de junho – é bom saber um pouco mais sobre ela.
Um “Google search” pelo tema aponta versões controversas e origens obscuras, inclusive do próprio santo, que em várias fontes aparece como não reconhecido pela igreja católica. Pagã ou religiosa, hoje a data disputa com outros feriados um grande mercado de cartões, presentes e, claro, bombons de chocolate, de preferência em doce formato de coração!
O texto a seguir compila trechos da Wikipedia:
A festa de São Valentim é muito mais antiga do que o próprio cristianismo. A comemoração se vincula às festas lupercais do Império Romano, rituais pagãos em honra de Juno (deusa do matrimônio) e de Fauno Luperco (referente a “lupus”, lobo, ou Pan para os gregos, deus da Natureza).
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum em homenagem a São Valentim, que teria sido martirizado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Além de continuar celebrando uniões, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim, preso e condenado à morte. Na prisão, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “De seu Valentim”. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine’s Day.
Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação – não só entre namorados, mas entre amigos e familiares. Estima-se que no mundo aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse o segundo dia mais comemorado com cartões, atrás apenas do Natal.
Os Valentines (como são conhecidos os cartões do Dia de São Valentim) que ilustram esta página são reproduções de cartões vitorianos (séc. 19), em que não faltavam querubins, cupidos, versinhos e corações para expressar carinho e afeição entre os namorados da época. Confira mais alguns e inspire-se para curtir o seu Valentine’s Day.
Mais cartões vintage em:
vwww.vintageholidaycrafts.com/