Veja o resumo do que você vai encontrar em SP nesse final de semana
A 10ª edição da Virada Cultural acontece nesse final de semana entre os dias 17 e 18 de maio. O evento, com caráter inclusivo e multidisciplinar traz novidades a cada ano, adquirindo o formato que tem hoje, da região da Luz à 25 de março, passando pela Avenida São João, Praça Roosevelt, Pátio do Colégio, descendo até o Mercado Municipal de São Paulo, que neste ano será palco para o forró.
“A Virada tem apenas 10 anos e já é patrimônio cultural da Cidade. São mais de 1000 atrações que atendem a todos os gostos, tribos e linguagens. É a maior oportunidade de convivência dos paulistanos. A Virada significa uma São Paulo aberta, afetiva, solidária e carinhosa. A Virada é a cidade em festa!“, ressalta o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.
A programação conta com uma extensa e variada agenda incluindo atividades como circo, artes visuais, projeções, filmes, arte, cultura, gastronomia e muita música. Esse ano o samba terá destaque em dois palcos: um na Luz e outro no Largo General Osório. Grandes artistas do gênero como Riachão, Martn’ália, Fabiana Cozza, Sombrinha, Almir Guineto, Nelson Sargento, Teresa Cristina, Thobias da Vai-vai, Samba da Vela e Osvaldinho da Cuíca desfilam canções que marcaram a história do samba em São Paulo e no Brasil. As crianças também são valorizadas com a Viradinha, onde os pequenos cidadãos poderão ocupar a Praça Roosevelt com oficinas temáticas pelo Espaço de Brincas Mamusca. As atividades coordenadas pela equipe da ONG Mamusca trazem um novo conceito de vivência familiar, criando um lugar para “grandes, pequenos e pequeninos”. Além disso, a trupe traz o exclusivo jogo ‘BLOC CITY’, criado pelo estúdio espanhol MILIMBO, especializado na criação de objetos de papelão. Nesta oficina, crianças a partir de sete anos irão inventar suas casas, carros, personagens, pontes, árvores e edifícios utilizando caixas de papelão, cola, tesoura, fita adesiva e muita imaginação, criando a cidade ideal, de onde surgirão também necessidades que os adultos não levam em consideração, como uma grande fábrica de sorvete, um castelo onde vivem as fadas, máquinas voadoras e a cova do dragão, por exemplo. Entre as atrações musicais, está Pato Fu, com o espetáculo Música de Brinquedo, em parceria com Giramundo, e o musical A Galinha Pintadinha. Atividades de cultura oriental também ocupam a Liberdade com bandas, grupos de street dance e música instrumental.
A abertura oficial acontecerá com a volta do paulistaníssimo Ira! às 18h no Palco Júlio Prestes, o principal da Virada. Nasi e Edgard Scandurra tinham encerrado as atividades da banda em 2007, mas voltaram a se falar no final do ano passado, fizeram um show beneficente juntos e resolveram mágoas passadas. A apresentação do Ira! na Virada trará clássicos da banda e já algumas inéditas, e será o início da turnê ‘Núcleo Base’, na qual Nasi e Scandurra pretendem fazer 200 shows em dois anos.
Esse ano teremos grandes releituras de artistas e bandas nacionais e internacionais como Alice Caymmi, neta de Dorival, interpretando “Eu não tenho onde morar”, disco lançado em 1960 ; A cantora Céu traz seu show com repertório do cantor jamaicano Bob Marley, do álbum Catch a Fire, de 1973; O oitavo álbum de estúdio do Pink Floyd, “Dark side of the moon”, que traz canções como “Money”, será interpretado pelo grupo Cidadão Instigado. O jazz também estará representado por Guizado, que traz o clássico de Miles Davis, “On the corner”, lançado em 1972.
A Gastronomia não poderia ficar de fora dessa festa, diversos restaurantes da cidade, como o Bar da Dona Onça, Empório Antonietta, Bar do Estadão, entre outros, vão funcionar durante as 24 horas. No domingo de manhã, a partir das 9h, o Minhocão vira palco do Chefs na Rua, popular ação que conta grandes nomes da cozinha atual servindo pratos a preços acessíveis, sempre com o intuito de democratizar a gastronomia e gerar experiências. A grande novidade este ano é a ação Cerveja e Cultura, que levará ao público marcas artesanais de cerveja a preços populares. O público terá a oportunidade de conhecer, entre outros, o trabalho da cervejaria curitibana Way Beer, que vai disponibilizar seus principais rótulos.
Confira a programação completa no site oficial do evento e divirta-se!