Resolvi fazer esse post para ajudar os “amantes” de chocolates, assim todos podem degustar de vez em quando.
Após a refeição: Como sobremesa é bem vinda uma quantidade pequena. O ideal é o consumo de uma porção de 30 a 40 gramas, preferencialmente da versão amarga por conta do teor de flavonóides. O melhor é consumi-lo após o consumo de frutas, já que esta contém frutose (açúcar natural da fruta), fazendo com que diminua a vontade do consumo exagerado do chocolate.
Após a atividade física: A vantagem do consumo do chocolate no pós-treino está no aumento do metabolismo proporcionado pela atividade física, que vai ajudar não armazenar a gordura na forma de tecido gorduroso. Uma dica é incluir uma fruta ou um iogurte desnatado para favorecer o bom controle glicêmico e proporcionar melhor saciedade.
Longe das refeições (nos lanches intermediários): O chocolate ou outro doce, quando consumido longe das refeições (isoladamente), resulta no aumento da insulina. Dessa forma, a glicemia (açúcar no sangue) sobe rapidamente, com consequente queda, o que pode resultar em valores baixos de glicemia, e consequente fome antes do tempo. Aqui vale a mesma dica, consumir junto com uma fruta ou com um iogurte desnatado. O controle da glicemia será melhor, considerando a presença de fibras e proteína, que lentificam a absorção dos açúcares no trato gastrointestinal. A saciedade também será melhor.
Portanto nada é proibido quando consumido na porção correta e com orientação de um profissional nutricionista.