Livro lista princípios eficazes que tornam nosso cotidiano mais pleno

No livro A ciência de ser feliz – Conheça os caminhos práticos que trazem bem-estar e alegria (112 p., R$ 29,90), da Editora Ágora, a dra. Susan Andrews discute em detalhe a recente obsessão global com o tema felicidade, mostrando alguns caminhos possíveis para ser feliz e sugerindo práticas concretas que transformarão a forma de experimentar a felicidade, como ter laços afetivos profundos, um sentido na vida e não se comparar com os outros, entre as, digamos, “novidades”.

Nos últimos cinquenta anos, diversas nações experimentaram um aumento de riqueza e de produção de bens materiais. No entanto, o bem-estar das pessoas não cresceu na mesma proporção.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é o quarto maior problema de saúde pública do mundo. Além disso, somos esmagados por uma onda de consumismo sem precedentes, mas fica cada vez mais claro que dinheiro realmente não traz felicidade.

Então, o que traz? Cientistas do mundo todo vêm realizando pesquisas para obter respostas. Baseada nesses estudos, a psicóloga apresenta algumas conclusões impressionantes da nova ciência hedônica, o estudo da felicidade, e oferece orientações para encontrar e mantê-la.

Segundo Susan, os pesquisadores definem a felicidade como a combinação entre o grau e a frequência de emoções positivas; o nível médio de satisfação que a pessoa obtém durante um longo período; e a ausência de sentimentos negativos, tais como tristeza e raiva.

Essa definição, diz ela, marca a felicidade como uma característica estável, e não como uma flutuação momentânea. “A felicidade não é apenas caracterizada como a falta de emoções negativas, mas também como a presença de sentimentos positivos”, afirma.

Susan Andrews é norte-americana e vive no Brasil desde 1992. Formada pela Universidade de Harvard e doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich, ambas nos Estados Unidos, é conferencista em 40 países e no Brasil ministra palestras e treinamentos nas áreas de saúde integral, educação, ecologia e desenvolvimento pessoal.

Desde 2007, coordena o movimento Felicidade Interna Bruta (FIB) no Brasil –  www.felicidadeinternabruta.org.br