Nova garrafa de Finlandia vence como melhor desenho do mundo
Escolhida como a de melhor design no segmento de vodka e no ranking das dez mais inovadoras no segmento de bebida e alimentos em todo o mundo, a nova garrafa de Finlandia Vodka marca também sua chegada ao Brasil.
Em sua 22ª premiação anual, realizada em setembro deste ano, o Glass Packing Institute conferiu à garrafa de Finlandia Vodka o “Clear Choice Awards”, para produtos de consumo que expadem a fronteira do design e utilizam o vidro de formas inovadoras. A premiação considerou o propósito da nova garrafa, de capturar a pureza da vodka e traduzir através do design o formato do gelo glacial.
Criada pela agência nova-iorquina Hisrt Pacific, a embalagem remete ao derretimento do gelo, celebrando suas formas naturais, e faz alusão ao gelo glacial, principal matéria-prima da vodka importada. Além do novo visual, a bebida voltou a utilizar os ícones da marca: as renas frente a frente sob o sol da meia-noite, no rótulo redesenhado também com novos logotipo e tipologia.
“Estamos muito orgulhosos já que o objetivo deste lançamento no Brasil é trazer modernidade e inovação ao mercado de vodka premium. Esta é a melhor forma de começarmos a comercialização no país”, comemora a gerente da marca no Brasil, Priscilla Gomes. Aqui, a estratégia é aproximar a Finlandia Vodka do público jovem, cool e formador de opinião.
Design em evolução
Em 1970, a garrafa Frozen Ice, desenhada por Tapio Wirkkala, tentava passar a ideia de uma bebida gelada e, no rótulo, duas renas se enfrentavam sob o sol da meia-noite.
Já na segunda versão da embalagem, desenvolvida em 1990, a bebida ganhou tampa e rótulo na cor azul e três renas apareciam correndo. Essa garrafa de vidro texturizado (a “Frozen Ice”) faz parte do acervo de vidros do Victoria and Albert Museum de Londres.
Em 1998, um novo design foi apresentado pela agência Hansen Associates: garrafa mais estreita, rótulo por impressão direta em silk screen, tampa cor prata no modelo batizado de “gelo martelado”.
Em 2003, Harri Koskinen, famoso designer finlandês, e Wallace Church, designer gráfico de Nova York, criaram a garrafa “gelo glacial”, com a textura do vidro já imitando a sensação de derretimento do gelo, sintetizada agora na versão de 2011.
Fotos: Divulgação