Ao longo dessa trajetória já foram mais de 19 milhões de veículos produzidos, entre carros de passeio e comerciais leves
Nesta semana, mais precisamente no dia 23, a Volkswagen do Brasil completa 59 anos de atividades no País, consolidando, a cada ano, sua posição de maior fabricante do setor automotivo brasileiro. Ao longo dessa trajetória de sucesso foram mais de 19 milhões de veículos produzidos, entre carros de passeio e comerciais leves. O volume de veículos exportados ultrapassa 2,8 milhões de unidades para mais de 60 países. A empresa também está entre as líderes de vendas, totalizando mais de 16 milhões de veículos comercializados no mercado nacional.
A trajetória da Volkswagen no Brasil é pautada por inovação e novas tecnologias: foi a primeira do setor no Brasil a lançar, em 2003, a tecnologia Total Flex. Além disso, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento de veículos com índices reduzidos de consumo de combustível e emissões: Gol Ecomotion (lançado em 2010) e Polo BlueMotion, (lançado em 2009). Respectivamente, os modelos receberam o prêmio “Carro Verde do Ano 2011” e “Carro Verde do Ano 2012”, da revista Autoesporte.
“A história da Volkswagen no Brasil reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento do País. Em seus 59 anos, a empresa, para orgulho de seus mais de 23 mil funcionários, se tornou a maior produtora e maior exportadora de veículos do Brasil, com uma linha de produtos que faz parte da vida e do coração dos brasileiros, como é o caso do Gol, que há 25 anos consecutivos é o carro mais vendido no País. O sucesso da Volkswagen só foi possível graças aos trabalhadores de nossas fábricas, rede de concessionárias e, acima de tudo, à preferência dos nossos clientes, que ao longo desses anos adquiriram quase 20 milhões de veículos, sempre confiando na marca Volkswagen”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
História de sucesso
Um pequeno armazém alugado na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, em 23 de março de 1953, marcou o nascimento da Volkswagen do Brasil. Sua história porém, começa em em 1949, quando pesquisas realizadas no mercado latinoamericano apontaram o Brasil como local mais adequado para receber a primeira fábrica da marca fora da Alemanha.
Do armazém saíram os primeiros Fuscas com peças importadas da Alemanha, produzidos por 12 empregados. De 1953 a 1957 foram fabricados 2.820 unidades, sendo 2.268 unidades do Fusca com motor 1.2 l e 552 unidades da Kombi.
Os planos da Volkswagen do Brasil iniciaram em 1956, quando o governo brasileiro decidiu estabelecer condições para instalar no Brasil a indústria automobilística e fixou base para o rápido desenvolvimento do setor. Naquele ano, a Volkswagen decidiu então, construir sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo. Em 2 de setembro de 1957, saiu da linha de produção da fábrica o primeiro veículo produzido pela marca no Brasil: a Kombi, com 50% dos seus componentes já fabricados aqui no País.
Logo no ano de início das operações, em 30 de outubro de 1953, o então Presidente da República, Getúlio Vargas, visitou as instalações da empresa. Os planos da empresa ganharam impulso em 1956, com o início da construção da primeira fábrica, na rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Na cerimônia de inauguração da fábrica, no dia 18 de novembro de 1959, Juscelino Kubitschek, Presidente da República na ocasião, desfilou pelas ruas internas da fábrica Anchieta, dentro de um Fusca conversível. Ele protagonizou a cena que seria identificada como uma espécie de “certidão de nascimento” da indústria automotiva brasileira.
Em julho de 1970, a Volkswagen atingia os primerios recordes de produção e vendas, alcançando o primeiro milhão de veículos. Em março de 1972, o Fusca completava um milhão de unidades vendidas.
Nos anos 80, com o parque automobilístico brasileiro consolidado, a Volkswagen iniciou a produção da família BX, que se tornaria o maior sucesso de vendas da indústria, dando origem aos modelos Gol, a station wagon Parati, a picape Saveiro, o Voyage e o Voyage versão Fox (exclusivo para exportação para os Estados Unidos).
No final da década, em 1987, na tentativa de reduzir custos e obter um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, a Volkswagen do Brasil e a Fordjuntaram-se e fundaram a Autolatina. Em sete anos, a Autolatina colocou no mercado vários modelos, como Apolo, Logus e Pointer, da marca Volkswagen, além do Verona, Royale e Versailles, da Ford.
Com a abertura da economia em 1994 e o aquecimento do mercado interno, as duas marcas decidiram separar as operações, pois assim atenderiam melhor seus clientes e seriam mais competitivas.
Modelos desenvolvidos na Volkswagen do Brasil que se multiplicaram em quase 20 milhões de unidades:
- VW 1600 – 1968
- Variant – 1969
- SP1 e SP2 – 1972
- Brasília – 1973
- Variant II – 1977
- Gol – 1980
- Voyage – 1982
- Saveiro – 1983
- Parati – 1983
- Santana – 1984
- Quantum – 1985
- Voyage (segunda geração) – 1987
- Apollo – 1990
- Voyage (terceira geração) – 1991
- Logus – 1993
- Pointer – 1994
- Gol (segunda geração) – 1994
- Parati (segunda geração) – 1996
- Saveiro (segunda geração) – 1997
- Gol (terceira geração) – 1999
- Saveiro (terceira geração) – 2000
- Parati (terceira geração) – 2000
- Fox – 2003 (e suas atualizações)
- Polo Sedan – 2003 (e suas atualizações)
- Parati (quarta geração) – 2004
- Saveiro (quarta geração) – 2004
- CrossFox – 2005 (e suas atualizações)
- Gol (quarta geração) – 2005
- SpaceFox – 2008 (e suas atualizações)
- Gol (geração cinco) – 2008
- Voyage (quarta geração) – 2008
- Saveiro (quinta geração) – 2009
- Saveiro Cross – 2010
- SpaceCross – 2011