Com projeto colaborativo pela web, VW volta a definir “carro do povo”
Veículos azuis de formas incomuns, reluzentes e sem janelas, chamaram a atenção de quem passava pela Gulou East Street, em Beijing, capital da China.
A intenção era mesmo aguçar a curiosidade do povo em mais uma ação de lançamento do “People’s Car Project” (ou Projeto de Carro Popular) da Volkswagen através de uma plataforma online.
No site www.zaoche.cn os chineses podem criar seu carro ideal e enviar sugestões que serão incluídas numa galeria, da qual sairão as ideias mais votadas para compor externa e internamente modelos de carros populares que serão produzidos.
Com isso, a montadora alemã, que se sofisticou ao longo do tempo, espera voltar às origens do significado de seu próprio nome (volks=povo; wagen=carro) e, com o projeto interativo, conquistar boa parte das mais de 450 milhões de pessoas que têm acesso à internet na China.
A ideia das formas inusitadas que remetem a carros que ainda serão moldados faz parte da campanha criada pela agência Proximity Beijing e está presente em anúncios e vídeos de apelo jovem e bem humorado.
Volkswagen People’s Car Project “Morphing” from weareflink on Vimeo.
O fato é que a inovação do projeto e a eficiência da campanha geraram, depois de apenas três dias no ar, mais de 9 mil carros criados no site. “Através do PCP estamos ouvindo o que os consumidores chineses têm a nos dizer sobre desejos e necessidades quanto ao que querem de um carro, formatando-o. Assim poderemos construí-los não apenas para, mas com essas pessoas”, disse o Diretor de Marketing da VW, Luca de Meo, no lançamento do “People’s Car Project”.
Fotos: Reprodução/www.news.cn (rua)/Harry Weber (campanha)